Folha de S. Paulo


Casal paulistano dá palestra na USP sobre viagem de oito meses pela África

Durante oito meses viajando pela África, a jornalista Flora Pereira, 26, e o designer gráfico Natan de Aquino, 28, reuniram histórias, fotos e vídeos para tentar desmistificar os estereótipos sobre o continente --que tendem a ser ligados a fome, pobreza ou guerra.

No projeto Afreaka, o casal fala sobre música, jovens, projetos sociais e tradições de oito países do sul e do leste da África, de onde voltaram em março.

Flora e Natan fazem, nesta quinta-feira (27), uma palestra na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, na qual trazem alguns destaques que encontraram durante a viagem. "A arte digital é um movimento muito forte no Quênia, coisa que a gente nem imagina."

"Abordamos muitos exemplos de protagonismo africano, para desfazer uma das imagens que as pessoas mais têm: a de passividade, de ajuda externa, de ONGs estrangeiras que vão para o país", diz Flora. "Vimos muita gente indo com o olhar viciado"

Aspectos urbanos das metrópoles também chamaram a atenção dos paulistanos e são abordados nas palestras. "As pessoas sempre pensam que o continente é todo rural, mas a África do Sul, por exemplo, tem grandes construções e estradas de seis pistas. Joanesburgo [a capital] tem uma infraestrutura excelente para o turismo, até melhor do que São Paulo", afirma Flora.

Segundo a jornalista, a capital paulista tem diversos aspectos parecidos com as metrópoles Africanas. "Nairóbi tem um centro comercial super ativo, uma vida urbana efervescente e uma cena gastronômica parecidos com São Paulo". Flora conta que há uma linha extensa de restaurantes japoneses, franceses e italianos na capital do Quênia.

A cultura jovem também é tema da palestra. "Os jovens dos centros urbanos são muito plurais, participam de diversos movimentos e são muito engajados."

Financiado por crowdfunding e parcerias com empresas, o projeto de Flora e Natan parte agora para a próxima fase. O casal vai lançar um livro e arrecadar recursos para visitar a região oeste do continente africano.

Palestra Afreaka - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Sala 24, av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, zona oeste, São Paulo, SP. Qui. (27): 19h30. Grátis. www.afreaka.com.br


Endereço da página:

Links no texto: