Folha de S. Paulo


'Rir trará alguns cabelos brancos a menos', diz Bonfá sobre Risadaria

Hora de rir e desopilar o fígado. Começa na sexta (14), só para convidados, e vai até o domingo 23 a quarta edição do "Risadaria", festival de humor que acontece em 15 locais espalhados por todas as regiões da cidade.

O evento reúne espetáculos de teatro, "stand-up", improviso e circo, entre outros.

As atrações internacionais são a dupla japonesa Gamarjobat, o italiano Ennio Marchetto e o português Ricardo Araújo Pereira.

Em entrevista exclusiva concedida à sãopaulo, o curador e humorista Paulo Bonfá disse que a expectativa é que os visitantes possam pular de 40 mil pessoas (em 2012) para 300 mil, neste ano.

A programação completa pode ser consultada em risadaria.com.br.

*

ABAIXO, CONFIRA ENTREVISTA DE PAULO BONFÁ PARA O "RISADARIA 2013":

sãopaulo - Quais as premissas para a organização do "Risadaria 2013"?
Paulo Bonfá - Tínhamos 3 premissas: levar o evento para todas as regiões da cidade, aproveitar a infraestrutura de São Paulo para que a pessoa possa estar dedicada a se divertir e multiplicar os endereços das atrações. Tivemos quase 40 mil visitantes no ano passado e podemos ter 300 mil, neste ano.

Você pode dar um exemplo de como é a programação deste ano?
A programação tem diferentes frentes. Existem, por exemplo, atrações voltadas para o "stand-up", com nomes consagrados e gente nova e de fora de São Paulo. A ideia é promover um intercâmbio com outros locais. Também temos uma programação infantil bem diversificada, com opções diferentes de comédia e de humor: tem ventríloquo, palhaço, contador de história, banda, performance circense etc.

Qual o maior desafio do evento?
Estamos indo para o quarto ano com a tradição de nunca repetir o mesmo show em duas edições.

E quanto ao homenageado deste ano?
É o Carlos Alberto de Nóbrega. Com 59 anos de carreira, ele tem o maior currículo depois dos primeiros homenageados [Chico Anísio, Jo Soares e Renato Aragão]. Ele é redator, produtor, ator e um grande fomentador de novos talentos. Ele sempre renova o elenco e é um grande trampolim para outros poderem brilhar.

Qual o conselho para quem estiver em dúvida se vai ou não ao "Risadaria 2013"?
Já temos tanta pressão no trânsito, no trabalho e com a segurança, que tirar um momento para rir trará alguns cabelos brancos a menos.

*

ABAIXO, CONFIRA DICAS DE PAULO BONFÁ PARA O FESTIVAL:

O curador Paulo Bonfá dá as dicas

Fábio Porchat
"Já famoso pelo [canal de vídeos on-line] 'Porta dos Fundos', Porchat faz um show dos mais elétricos. Ele é uma metralhadora, não dá tempo ao espectador de respirar antes da próxima piada."

Ricardo Araújo Pereira
"Com paletó e gravata e sem usar palavrão, o português é dono de um estilo cínico e é um raro caso de humorista gringo que pode fazer um show sem o acompanhamento de legendas."

Marco Luque
"Ele topou o desafio de se apresentar praticamente todas as noites, cada vez com um personagem diferente [Jackson Five, Mary Help, Mustafary e Silas Simplesmente]."

Conjunto Nacional. Av. Paulista, 2.073, Bela Vista, região central, tel. 3179-0000. Palco Risadaria, sáb.(15): LC Galetto, 12h, Marcelo Madureira, 13h, João Válio, 14h, Marcela Leal, 15h, Fernando Muylaert, 16h, Renato Tortorelli, 18h. 60 min. Livre. Até 23/6. GRÁTIS

Comedians Comedy Club. R. Augusta, 1.129, Consolação, região central, tel. 2615-1129. 300 lugares. Stand-Up Comedy e Improviso: Afonso Padilha, Fábio Porchat, Lucas Moreira, Paulo Vieira, 60 min., 18 anos, sáb. (15): 20h, 22h e 23h59. Até 23/6. Ingr.: R$ 30. CC: M e V. Valet (R$ 25). Ingr. p/ 4003-1212 ou www.ingressorapido.com.br.


Endereço da página:

Links no texto: