Folha de S. Paulo


Dono do hit 'Chorando se Foi', Kaoma faz show com um só integrante original na Virada

Dona do hit "Chorando se Foi", a banda Kaoma tomará o palco do largo do Arouche (centro de São Paulo) na Virada Cultural, à uma da manhã do domingo (19). Ou melhor: uma das bandas Kaoma se apresentará, já que apenas uma integrante do grupo original canta, enquanto outros ex-participantes fundaram trupes homônimas em lugares tão distantes quanto a Itália e a Bahia.

"Tem Kaoma na Itália, tem Kaoma na França, tem Kaoma na Bahia. Tem até uma galera de 25 anos de idade que diz ter sido do Kaoma e usa o nome", diz Loalwa Braz, 60, a voz que há duas décadas entoa o refrão da lambada "choooorando se foi/ quem um dia só me fez choraaar".

Ela garante, entretanto, que não há pendenga pelo nome. "Rodamos o mundo todo como banda, normal que cada um fique num canto e faça referência à banda de que fez parte. Afinal, é uma música universal."

UNIVERSAL DE FATO

O hit "Chorando se Foi" entrou para a lista das mais tocadas na história da indústria fonográfica global. Mas não é um fardo, esclarece Loalwa. "É claro que as pessoas esperam que eu cante essa música. E eu tentei me afastar um pouco desse ritmo, mas não dá. As pessoas gostam tanto que acabo voltando."

A apresentação, adianta, terá a canção, mas não será calcada apenas no apelidado ritmo proibido. "Vai ter lambada, é claro, mas também um pouco de reggae e músicas da minha carreira-solo." Para animar, Loalwa (o w tem som de u) estará acompanhada de seis dançarinos, dois vindos da Bahia e dois que dançaram com Claudia Leitte. "O povo gosta muito de dançar, né?"

Se a formação original do grupo, com dez pessoas, fará falta? "A banda que estará comigo é ótima, que toca no 'TV Xuxa' e no 'Caldeirão do Huck'. Estou bem acompanhada."

A sãopaulo tentou entrar em contato com os Kaomas da Bahia, da França e da Itália, mas não obteve resposta.

ABAIXO, ASSISTA AO CLIPE DE "CHORANDO SE FOI":

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: