Folha de S. Paulo


Longa inspirado em conto de Albert Camus é exibido em Veneza

Mais dois filmes entraram na competição pelo Leão de Ouro nesta segunda-feira (1º), sexto dia do Festival de Cinema de Veneza, que acontece na Itália até o dia 6 de setembro. São eles o longa italiano "Il Giovane Favoloso", de Mario Martone, e o francês "Loin des Hommes", estrelado pelo ator americano de origem dinamarquesa Viggo Mortensen.

"Il Giovane Favoloso" narra a história de um menino prodígio, criado por um pai super protetor, que deixa sua casa aos 24 anos e enfrenta os primeiros passos na vida adulta. Ele vive um triângulo amoroso e uma mudança para a cidade italiana Nápoles. O longa tem no elenco Elio Germano ("Meu Irmão é Filho Único"), Michele Riondino ("Fortapàsc") e Anna Mouglalis ("Coco Chanel & Igor Stravinsky").

O segundo filme exibido na segunda foi o francês "Loin des Hommes", segundo longa-metragem do diretor David Oelhoffen (seguindo "In Your Wake", de 2007).

Estrelado por Viggo Mortensen ("Marcas da Violência") e Reda Kateb ("A Hora Mais Escura"), o filme é inspirado no conto "L'Hôte" (o anfitrião) do filósofo, ensaísta e romancista francês Albert Camus (1913-1960). A trama se desenrola em 1954, no início da guerra de independência da Argélia, país do escritor.

Fora da competição oficial, o Festival de Veneza exibiu na segunda "Tsili", do israelense Amos Gitai, "Ninfomaníaca Volume II", de Lars Von Trier, além do francês "Near Death Experience", de Benoît Delépine e Gustave Kervern, este último exibido na mostra paralela Orizzonti.


Endereço da página:

Links no texto: