Folha de S. Paulo


Lava Jato não abala força eleitoral de Jucá em Roraima, diz cientista político

Reprodução/Flickr/PMDB
Presidente do PMDB, senador Jucá não deve ter dificuldade para se reeleger, segundo professor
Presidente do PMDB, senador Jucá não deve ter dificuldade para se reeleger, segundo professor

Apesar da hostilidade generalizada com a classe política, o senador Romero Jucá (MDB) mantém potência eleitoral em Roraima, diz o cientista político Eloi Senhoras, 38, da Universidade Federal de Roraima.

*

Folha - A baixa densidade demográfica do Estado gera que consequência no envolvimento do eleitorado?
Eloi Senhoras - Como todos os 15 municípios roraimenses possuem uma economia fundamentada no contracheque devido às transferências federais, a vida política é ativa no dia a dia. Dois terços da população do Estado vivem na capital, que por isso representa o núcleo definidor das eleições, embora o interior surja como principal arena para candidatos a deputado estadual e federal.

A Lava Jato prejudicará o senador Romero Jucá?
Após ter perdido uma eleição para o governo do Estado [1990], Jucá percebeu que politicamente sua força estaria no Senado, de onde se projetou no cenário nacional, mas principalmente em Roraima, ao enviar recursos a pares políticos no governo e prefeituras, além do papel decisivo nas articulações eleitorais.

O capital político construído pelo senador se mantém atualizado e presente para o eleitor, mesmo com o desgaste da Lava Jato. Esse capital mantém a potência da força da sua recandidatura principalmente devido à ausência de outros nomes competitivos.

Qual candidato a governador tem mais condições?
José de Anchieta (PSDB) e Teresa Surita (MDB) se destacam como os principais atores, uma vez que a governadora Suely Campos (PP) sofre forte desgaste. Por mais que Anchieta e Teresa possuam complementaridades, um racha entre eles é possível.

É de se esperar que, explorando o descrédito do sistema político atual, o setor empresarial dê apoio a um candidato que venha promover um choque de gestão, razão pela qual o nome do empresário e ex-deputado federal Airton Cascavel (PPS) é aventado, caso não faça aliança.


Endereço da página:

Links no texto: