Folha de S. Paulo


Petistas fazem manifesto com intelectuais contra impugnação de Lula

Hector Retamal - 26.out.2015/AFP
Celso Amorim, chief of mission of the Electoral Observation of the OAS, speaks during a press conference in the commune of Petion Ville, Port au-Prince, on October 26, 2015. Haiti celebrated peaceful elections with robust turnout as the poorest country in the Americas seeks to shed chronic political instability and get back on its feet. AFP PHOTO / HECTOR RETAMAL ORG XMIT: HR2728
O ex-ministro dos governos Lula e Dilma Celso Amorim

Quarenta mil pessoas já assinaram o manifesto em defesa da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018, segundo um dos articuladores da mobilização, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.

O documento foi lançado há três dias, 19 de dezembro, e conta com a assinatura do cantor e compositor Chico Buarque e o filósofo Noam Chomsky.

Entre os signatários também estão o argentino Adolfo Pérez Esquivel (prêmio Nobel da Paz de 1980), o ex-ministro da Grécia Yánis Varoufakis e o professor Richard Falk, além dos escritores Raduam Nassar e Milton Hatoum e do ator Gregório Duvivier.

Sob o título "Eleição sem Lula é fraude", o manifesto diz que "marcar em tempo recorde para o dia 24 de janeiro a data do julgamento em segunda instância do processo de Lula nada tem de legalidade".

"Trata-se de um puro ato de perseguição da liderança política mais popular do país", afirma o texto.

Segundo o documento, "o cenário de vitória consagradora de Lula significaria o fracasso do golpe".

Ao responder se seria um dos organizadores, Amorim afirmou: "Apenas achei que o projeto Brasil Nação deveria manifestar-se sobre um fato vital da atualidade. Um companheiro redigiu um projeto e pusemos na rede. Já tem mais de 40 mil assinaturas e continua a crescer. Nomes de grande peso intelectual (no Brasil e no exterior) aparecem entre os subscritores, o que demonstra que a preocupação exposta no título do manifesto é absolutamente válida. O que está em jogo é o futuro da democracia no Brasil".


Endereço da página:

Links no texto: