Folha de S. Paulo


Petistas se opõem a candidato de Lula ao governo de São Paulo

Danilo Verpa - 22.jul.2014/Folhapress
O ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho e o ex-presidente Lula
O ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho e o ex-presidente Lula

Apesar dos esforços do presidente estadual do PT, Luiz Marinho, para conter o movimento, uma ala à esquerda do partido decidiu lançar na noite desta quinta-feira (21) a pré-candidatura do ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá ao governo de São Paulo.

A articulação contraria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que manifestou publicamente preferência pela, já lançada, candidatura de Marinho ao Palácio dos Bandeirantes.

Antes da reunião, Marinho foi à Assembleia Legislativa de São Paulo –onde o lançamento ocorreria logo depois– na tentativa de deter o movimento. Para que a candidatura de Pietá seja inscrita, o grupo, que reúne as tendências Articulação de Esquerda e DS (Democracia Socialista), precisa coletar 5.000 assinaturas até o dia 12 de janeiro. A inscrição poderá levar à convocação de prévias partidárias.

Ao fim de uma reunião na Alesp, o grupo divulgou um texto em que chama de exíguo o prazo fixados pelo PT estadual –que é presidido pelo próprio Marinho– para inscrição de candidatos.

Pouco antes dessa reunião, Marinho sinalizou com uma série de compromissos para debelar essa crise. Marinho se comprometeu, por exemplo, a apoiar a campanha pela reeleição de todos os deputados petistas que não integram sua corrente partidária, a CNB (Construindo um Novo Brasil).

Aos dissidentes, Marinho disse ainda que tem maior condições de unificar o partido que o ex-prefeito Fernando Haddad.

Questionado por Pietá sobre o futuro de Haddad, Marinho afirmou que gostaria que o ex-prefeito concorresse a um cargo em 2018. Mas frisou ter maior capacidade de aglutinação do que o ex-prefeito.

"Se fosse Haddad, eu abriria mão de disputar em favor dele. Mas não é o caso", disse Marinho.

Reunido com os deputados João Paulo Rillo e Carlos Neder, no gabinete de José Américo Dias, concordou ainda em oficializar a candidatura do vereador Eduardo Suplicy ao Senado.

O PT poderá lançar dois candidatos ao Senado. E chegou a marcar o anúncio da candidatura do Suplicy para o início de dezembro.

Existem outros dois petistas interessados em concorrer: a vereadora Juliana Cardozo e o ex-deputado Jilmar Tatto.

Jilmar tem apoio do grupo político de Marinho. Juliana conta com o suporte de outras correntes internas, inclusive Suplicy.

No pré-lançamento da candidatura de Marinho, Suplicy defendeu abertamente o nome de Juliana. Em retaliação, a formalização da candidatura de Suplicy foi adiada.

Essa atitude de Marinho provocou reação de petistas. Nesta quinta-feira, o presidente do PT prometeu reavaliar essa decisão.

Mesmo depois dos acenos de Marinho, o grupo lançou o nome de Pietá para a disputa.


Endereço da página:

Links no texto: