Folha de S. Paulo


Bolsonaro quer 23 de 27 diretórios para se filiar, diz presidente do Patriota

Joel Silva - 17.ago.2017/Folhapress
Jair Bolsonaro entre o filho Eduardo (esq.) e o presidente do Patriota, Adilson Barroso

O presidente do Patriota, Adilson Barroso, disse à Folha nesta quinta-feira (21) que a equipe jurídica do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) quer ter o controle de 23 dos 27 diretórios estaduais do Patriota para migrar para a legenda.

Segundo colocado nas intenções de voto de acordo com última pesquisa Datafolha, Bolsonaro vem negociando trocar de partido para disputar o Palácio do Planalto em 2018.

"Nosso combinado eram cinco Estados e cinco membros na executiva nacional –vice-presidente, secretário-geral, secretário de comunicação e mais dois. Depois pediram mais cinco Estados, depois mais cinco Estados e já está em 23 Estados", disse Barroso.

Segundo ele, as negociações têm sido lentas. "Até hoje nós temos que fazer uma conversa de ajuste de parceria uma vez por semana. Estamos matando um leão por semana", disse.

O presidente do Patriota, contudo, não joga a culpa da demora nas negociações no deputado, mas em sua equipe jurídica. "O problema é assessoria jurídica que não tem experiência política", disse. "Jair é muito bom".

'PARTIDOS MISERÁVEIS'

Barroso criticou o assédio de outros partidos a Bolsonaro. "Partidos miseráveis que ficam a toda hora chamando", disse em referência ao PSL.

Depois da divulgação de que o deputado estava negociando se filiar ao PSL, a legenda divulgou uma nota desta quinta negando. "Não procedem, de forma alguma as notícias de que o deputado federal Jair Bolsonaro possa se filiar ao PSL", diz o texto. O partido diz que seu presidente, deputado Luciano Bivar, recebeu Bolsonaro para uma conversa sobre imposto único.

"Em função das evidentes e conhecidas divergências de pensamento, o projeto político de Jair Bolsonaro é absolutamente incompatível com os ideais do Livres e o profundo processo de renovação política com o qual o PSL está inteiramente comprometido".

Barroso disse que mesmo com as dificuldades, Bolsonaro tem 100% de garantia de que poderá ser candidato ao Planalto pelo Patriota.

"Não estou aqui para ficar oferecendo, mas para cumprir o combinado. Se quiser ser candidato, aqui tem a legenda", disse.

Procurada pela reportagem, a assessoria do deputado fluminense não quis comentar as declarações do presidente do Patriota.


Endereço da página:

Links no texto: