Folha de S. Paulo


Ex-governador do AM é preso sob acusação de desvios na saúde

Alan Marques - 19.mai.2014/Folhapress
O ex-governador do Amazonas, José Melo (Pros)
O ex-governador do Amazonas José Melo (Pros)

Em operação batizada de Estado de Emergência, a Polícia Federal no Amazonas prendeu nesta quinta-feira (21) o ex-governador José Melo (Pros), acusado de integrar uma quadrilha que promoveu desvios milionários na saúde.

Em nota, a PF afirma que Melo recebia pagamentos periódicos de uma quadrilha especializada em desvios no sistema de saúde. Ele é investigado por corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de capitais e de organização criminosa.

A prisão de Melo marca a terceira fase da Operação Maus Caminhos, iniciada em setembro do ano passado, que investiga o desvio de ao menos R$ 50 milhões de repasses do governo federal ao sistema de saúde do Amazonas, segundo o Ministério Público Federal.

Na semana passada, houve a segunda fase da operação, batizada de Custo Político, com a prisão de cinco ex-secretários do governo estadual, dos quais dois da pasta da Saúde.

Segundo as investigações, um dos ex-secretários recebeu ao menos 14 pagamentos de R$ 133 mil para favorecer o Instituto Novos Caminhos, ONG que fazia a gestão de unidades de saúde por meio de convênios com o governo Melo.

Em maio, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou Melo por compra de votos para a sua reeleição, em 2014. Em agosto, houve novas eleições no Estado, com a vitória de Amazonino Mendes (PDT).

A reportagem entrou em contato com um dos advogados do ex-governador, mas ele informou que só cuida do processo de cassação e não soube indicar outro colega.


Endereço da página:

Links no texto: