Folha de S. Paulo


Supostas vítimas da Igreja Universal miram governo português

Marina Dias/Folhapress
Alfredo Paulo Filho, ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus que acusa Edir Macedo de lavar dinheiro. Foto: Marina Dias/Folhapress
Alfredo Paulo Filho, ex-bispo da Igreja Universal e um dos entrevistados pela TV portuguesa

Mulheres cujos filhos teriam sido vítimas de um esquema de tráfico internacional de crianças em Portugal, com participação da Igreja Universal do Reino de Deus, estudam processar o país europeu por negligência.

As acusações vêm sendo feitas por uma série de reportagens do canal português TVI, líder nacional de audiência. O Ministério Público de Portugal abriu investigação.

Documentos obtidos pela emissora mostram que a Segurança Social portuguesa, divisão do Estado responsável pelo setor de adoções, chegou a encaminhar crianças por um orfanato da Universal de maneira irregular, além de ter falhado na fiscalização dos processos.

Especialistas dizem que muitos dos casos, no entanto, já prescreveram. O assunto tem causado grande repercussão no país, o primeiro da Europa em que a Universal se instalou, em 1989, e onde conta com mais de 120 igrejas.

Lançada com alarde na semana passada, a série de reportagens "O Segredo dos Deuses" apresenta, em dez capítulos, supostas irregularidades nas adoções de crianças com envolvimento da cúpula da Universal, inclusive do próprio Edir Macedo, fundador da igreja.

O estilo lembra o das novelas, com direito a dramatizações e muitos momentos de choro. No centro das acusações está o "Lar Universal", misto de orfanato e creche aberto pela Universal em Lisboa na década de 1990, e só legalizado em 2001.

Segundo a TVI, as crianças, muitas retiradas de seus pais biológicos de forma arbitrária, eram entregues a figuras proeminentes da Universal.

Para destrinchar o caso, as reportagens exibem entrevistas com pessoas que teriam participado de perto do esquema, inclusive ex-funcionários da igreja e do orfanato.

Segundo vários relatos, uma das filhas de Edir Macedo, Viviane, teria escolhido "por foto" uma dupla de irmãos que estava na instituição. Como não preenchia vários dos pré-requisitos da lei portuguesa de adoções –como ser maior de 25 anos e ter residência no país–, a filha do fundador da Universal teria usado uma testa de ferro para tratar do processo: Alice Andrade, secretária pessoal do bispo em Portugal.

As crianças teriam saído de Portugal para viver nos EUA com a família de Edir Macedo sem autorização da Justiça portuguesa.

De acordo com a reportagem, as crianças tinham ainda um terceiro irmão, mais novo, que não foi selecionado por Viviane, e teria sido encaminhado para um outro bispo, Romualdo Pancera, que vivia no Rio de Janeiro.

A reportagem também obteve gravações em que a secretária de Edir Macedo admite os crimes e conta que, após sair da igreja e processar o bispo, acabou fechando um acordo de confidencialidade em que fica proibida de falar do assunto.

OUTRO LADO

A Universal, em nota, nega todas as acusações e diz que vai processar a TVI.

A instituição acusa um ex-colaborador de estar por trás das denúncias: o ex-pastor Alfredo Paulo Filho, um dos entrevistados da primeira reportagem exibida pelo canal de TV português.

"O referido cidadão deixou de colaborar com a Universal no final do ano de 2013, por acordo voluntário das partes. A sua saída foi motivada pelas suas condutas impróprias, que tornaram insustentável a sua permanência na Igreja Universal do Reino de Deus, não havendo quaisquer condições para que ele prosseguisse com a sua missão espiritual", diz o texto.

Rafael Andrade - 7.set.07/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 07-09-2007: O bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, fala para fiéis durante vigília na praia de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro (RJ). O evento reuniu 650 mil pessoas segundo estimativa da Polícia Militar. (Foto: Rafael Andrade/Folhapress, 1578. Digital)
Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, durante vigília no Rio

Endereço da página:

Links no texto: