Folha de S. Paulo


DEM adia convenção e articula troca de presidente, réu na Lava Jato

Pedro Ladeira - 17.dez.2016/Folhapress
O senador José Agripino, presidente do DEM
O senador José Agripino, presidente do DEM

A cúpula do DEM articula a substituição do presidente do partido, o senador Agripino Maia (RN), depois que ele virou réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Dirigentes querem indicar para o comando da sigla um nome alinhado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Os favoritos são o ministro Mendonça Filho (Educação), o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o próprio Rodrigo Maia.

Diante de um impasse sobre o momento da troca, a convenção nacional do partido, prevista para esta quinta-feira (14), foi adiada para o dia 6 de fevereiro. O adiamento foi aprovado em uma reunião da bancada de deputados do partido.

Uma articulação para substituir Agripino começou há cerca de dois meses, mas o cenário mais provável era sua recondução ao cargo. O movimento para a troca ganhou força na terça (12), quando o STF recebeu uma denúncia contra o senador no âmbito da Lava Jato.

"Agora é a hora de focar na reforma da Previdência. Estamos todos solidários com o senador Agripino e ele continua presidindo o partido pelo menos até a convenção", afirmou o deputado Jorge Mudalen (DEM-SP).

Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República que acusa Agripino de atuar para destravar um financiamento do BNDES para a obra da Arena das Dunas, em Natal (RN), em troca de propina da construtora OAS.

JULGAMENTO CÉLERE

Agripino afirmou, em nota, que é inocente e que espera um julgamento célere. "O prosseguimento das investigações não significa julgamento condenatório. E é justamente a inabalável certeza da minha inocência que me obriga a pedir à corte o máximo de urgência no julgamento final da causa."

Dirigentes do DEM se reuniram em Brasília desde a manhã desta quarta (13) para discutir a sucessão. Os integrantes da sigla decidiram adiar a troca para janeiro de 2018, para evitar que a substituição seja diretamente vinculada ao processo aberto contra Agripino no Supremo.

A direção do DEM pretendia realizar, em vez disso, uma reunião de sua Comissão Executiva nesta quinta para aprovar uma manifestação formal de apoio da sigla à reforma da Previdência –o chamado "fechamento de questão", no jargão político.

O provável adiamento da votação da proposta para o ano que vem, porém, deve levar o partido a reanalisar esse movimento.

O partido não deve estabelecer uma punição aos parlamentares que descumprirem a orientação oficial de voto a favor da proposta. Essa sanção pode ser discutida em outro momento.

Pelas contas de dirigentes, o DEM pretende entregar o apoio de 26 dos 30 deputados na votação da proposta no plenário da Câmara.


Endereço da página:

Links no texto: