Folha de S. Paulo


Procuradoria denuncia Andrés Sanchez sob suspeita de crime tributário

Alan Marques - 6.nov.2014/Folhapress
BRASÍLIA, DF, 06.11.2014: PT-REUNIÃO - O deputado federal Andrés Sanchez na reunião da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados em Brasília. (Foto: Alan Marques/Folhapress)
O deputado federal Andrés Sanchez, do PT de São Paulo

A PGR (Procuradoria Geral da República) denunciou nesta segunda (11) o deputado Andrés Sanchez (PT-SP) sob a acusação de crime tributário.

Segundo o Ministério Público, o parlamentar e outras três pessoas causaram prejuízo de R$ 8,5 milhões aos cofres públicos.

A denúncia foi enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal), que terá de decidir se eles vão virar réus.

De acordo com a PGR, o parlamentar e os sócios usaram "laranjas" para abrir uma empresa, a Orion Embalagens, na tentativa de esconder operações financeiras e, assim, omitir receitas.

A companhia foi criada em 2002 e encerrou as atividades em 2005.

"A Orion Embalagens fazia parte do Grupo Sol, administrado pelos denunciados e que atuava no mesmo segmento econômico, no mesmo espaço de outras empresas do grupo e possuía os mesmos funcionários. Todas as empresas do Grupo Sol tinham a mesma contadora, responsável pela escrituração contábil e fiscal que caracterizaram o crime tributário", escreveu a procuradora-geral, Raquel Dodge.

A PGR pede na denúncia ressarcimento pelo dano causado e condenação dos causados por dano moral coletivo.

De acordo com o Ministério Público, se forem condenados, os quatro estão sujeitos a pena que varia entre dois e cinco anos de reclusão, podendo ser acrescida em até a metade do prazo fixado, por causa de agravantes caracterizados na denúncia.

Procurado, o deputado ainda não se manifestou sobre a denúncia.


Endereço da página:

Links no texto: