Folha de S. Paulo


Russomanno lidera disputa para governo de SP em 2018, diz Datafolha

Em momento de indefinição dos nomes que disputarão o governo de São Paulo em 2018, o candidato a prefeito de 2016 Celso Russomanno (PRB) sai na frente, com João Doria (PSDB) em segundo, mostra nova pesquisa do Datafolha.

O deputado, que acabou a eleição municipal em terceiro lugar, tem 25% das intenções de voto e o tucano, que se elegeu no primeiro turno, 19%. O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Paulo Skaf (PMDB), aparece com 13%.

No cenário em que o candidato do PSDB é o senador José Serra, a vantagem de Russomanno se amplia. O deputado fica com 27% e o tucano, com 14%, em terceiro lugar. Skaf sobe para a segundo posição, com 16%.

Em ambos os casos, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho, pré-candidato do PT, se embola em quarto lugar com o atual vice-governador, Márcio França (PSB), Rodrigo Garcia (DEM), Gilberto Kassab (PSD) e Gabriel Chalita (PDT) todos na faixa de 2% a 5% de intenções de voto.

Cotado como uma das alternativas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) se sai melhor que Marinho no Estado, com pontuação de 9% no cenário com Doria e 8% com Serra.

O Datafolha realizou 2.006 entrevistas presenciais em 68 municípios nos dias 28, 29 e 30 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Tanto Serra quanto Doria têm dado sinais de interesse, mas ainda há indefinição do nome que disputará a sucessão de Geraldo Alckmin pelo partido do governador.

O tucano José Aníbal afirmou que colocará seu nome caso Serra não se lance. Sua pontuação ficou em 2% no cenário em que é o candidato do PSDB, em oitavo lugar.

Alckmin será um cabo eleitoral mais efetivo na eleição estadual do que Lula, não apenas pela parcela do eleitorado que influenciará, mas especialmente por aquela que se recusa a apoiar o candidato de sua preferência.

De acordo com o Datafolha, 19% dos entrevistados disseram que apoiarão com certeza a indicação do tucano e 38%, talvez; 41% se recusam a votar no nome que ele apoiar. Lula, por sua vez, determinará o voto de 17% dos paulistas e pode influenciar o de 18%. Mas 63% não votariam de jeito nenhum no candidato do petista.

Vice de Alckmin, Márcio França (PSB) assumirá a cadeira no Palácio dos Bandeirantes se o tucano se desincompatibilizar para disputar a Presidência da República.

Dos sete cenários simulados pelo Datafolha, seu melhor desempenho é de 3%, quando o PSDB lança José Aníbal ou não lança ninguém. Nos demais, ele marca 2%.

Russomanno se sai melhor entre os menos instruídos e mais pobres. Doria cresce entre os mais ricos e mais instruídos. O desempenho de Skaf melhora entre os mais ricos e o de Haddad, entre os mais instruídos.

A disputa em 2018

SEM VOTO

Indício da desmobilização do eleitorado a dez meses da eleição, na pesquisa espontânea, quando não é apresentada uma cartela de nomes, 65% dos paulistas disseram que não sabem em quem votarão. Outros 20% declaram voto branco ou nulo.

Da mesma forma, na estimulada (com opções de candidatos), os índices de votos brancos e nulos variam de 19% a 28%. Quando se isola o eleitorado mais velho, a taxa chega a 36%.

Ex-prefeitos da capital paulista, Kassab e Serra registraram as maiores rejeições do eleitorado, 41% e 40%, respectivamente. O cenário fica mais adverso entre os mais instruídos (47% para Kassab e 51% para Serra) e os mais ricos (53% e 51%).

Com bom tempo de TV, o PSD de Kassab é visto por aliados como opção para ocupar a vice em eventual chapa encabeçada pelo tucano.

Também ex-prefeito paulistano, Haddad é rejeitado por 34% –entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos, cresce para 45%.

Segundo o levantamento, 28% dos eleitores paulistas não votariam de jeito nenhum em Doria. Entre os moradores da cidade que ele administra, a taxa salta para 37%.

A recusa a Russomanno é de 24% no Estado e 30% na capital. Skaf tem 24% de rejeição, Marinho, 20%, Aníbal, 18% e França, 14%.


Endereço da página:

Links no texto: