Folha de S. Paulo


Três em cada quatro eleitores de Alckmin moram no Sudeste, diz Datafolha

Três em quatro eleitores (76%) que dizem votar em Geraldo Alckmin (PSDB) moram no Sudeste. O dado é da última pesquisa Datafolha, divulgada neste final de semana.

O governador de São Paulo está em seu terceiro mandato, o segundo consecutivo à frente do maior estado do Sudeste. É, também, o mais identificado com uma região do país entre os cinco pré-candidatos com melhor pontuação no levantamento.

Num cenário com o ex-presidente Lula (36%), Jair Bolsonaro (18%) e Marina Silva (10%), Alckmin empata com Ciro Gomes: ambos têm 7% das intenções de voto.

intenção de voto por região -

Por ser a região mais populosa do país —segundo o Datafolha, com 43% dos votos—, o Sudeste concentra as intenções de votos de todos os possíveis presidenciáveis.

À exceção de Lula, que se sai melhor no Nordeste, onde vivem 41% dos que declaram voto no petista e 27% dos eleitores. No Sudeste, o ex-presidente foi o escolhido por 32% dos entrevistados pelo instituto de pesquisa.

Proporcionalmente, Alckmin é quem teria mais votos concentrados no Sudeste, enquanto as intenções de voto em Bolsonaro (PSC), Marina (Rede) e Ciro (PDT) se aproximam da distribuição nas cinco regiões do país.

Os três têm 50% no Sudeste, entre 18% a 22% no Nordeste, 8% a 9% no Norte, 8% a 10% no Centro Oeste e 11% a 14% no Sul.

Esses percentuais flutuam dentro da margem de erro do Datafolha, de dois pontos percentuais. O instituto ouviu 2.765 pessoas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades.

CONHECIMENTO

Desses cinco pré-candidatos, apenas Bolsonaro será um estreante em disputas presidenciais.

O deputado federal é, também, o menos conhecido nacionalmente: 30% dos eleitores ouvidos pelo instituto de pesquisa disseram não conhecê-lo.

O ex-presidente Lula (PT) foi reconhecido por 99% dos brasileiros. Marina vem na sequência, identificada por 90% dos eleitores; Alckmin por 85%; e Ciro, por 79%.

Alckmin e Ciro são conterrâneos: ambos nasceram em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.

No entanto, pré-candidato do PDT construiu sua carreira política no Nordeste: foi governador do Ceará (1991-1994), cargo recentemente ocupado por seu irmão, Cid Gomes (2007-2015).

Nessa região, os dois pindamonhangabenses são conhecidos por 77% dos eleitores.

Ciro é mais familiar ao eleitor do Centro Oeste (82%) e Alckmin, ao do Sudeste (91%). Marina se sai melhor no Norte, região onde nasceu e se elegeu senadora pelo Acre: 92%.

O paulista Bolsonaro, deputado federal pelo Rio, é mais reconhecido no Centro Oeste, onde foi citado por 77% dos eleitores.

taxa de conhecimento dos pré-candidatos -


Endereço da página:

Links no texto: