Folha de S. Paulo


Régis Fichtner, ex-secretário de Cabral, contatou Procuradoria para delatar

José Lucena/Futura Press/Folhapress
RIO DE JANEIRO,RJ,23.11.2017:OPERAÇÃO-LAVA-JATO-RÉGIS-FICHTNER - Ex-chefe da Casa Civil do Rio Régis Fichtner chega à sede da Polícia Federal, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), após ser preso na manhã desta quinta-feira (23). A operação, que é mais uma fase da Lava Jato no Rio de Janeiro, foi batizada como C'est Fini, que em francês significa
Ex-chefe da Casa Civil do Rio Régis Fichtner chega à sede da Polícia Federal, no Centro do Rio

O ex-secretário da Casa Civil do Rio no governo de Sérgio Cabral, Régis Fichtner, procurou o grupo de trabalho da Lava Jato, em Brasília, para manifestar a intenção de negociar um acordo de delação premiada.

Segundo a Folha apurou, a conversa aconteceu em junho, logo após Luiz Carlos Bezerra, apontado pelos procuradores como o carregador de malas de dinheiro da quadrilha de Cabral, ter dito que levou dinheiro vivo para o ex-secretário durante todo o governo.

Fichtner, que é advogado, foi sozinho conversar com os procuradores e abriu a possibilidade de contar casos sobre o Judiciário, inclusive histórias envolvendo o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O ex-secretário foi preso na última quinta-feira (23) na Operação C'est fini.

A prisão de Fichtner foi em decorrência da apuração que tinha Bezerra como alvo. Os investigadores vasculharam cadernos da contabilidade da quadrilha onde Bezerra detalhava os repasses e usava apelidos para identificar os destinatários.

ALEMÃO

Fichtner era identificado como "Alemão" ou "Gaúcho" na contabilidade do "carregador de mala" e teria sido o destinatário de repasses que somaram R$ 1,6 milhão. Bezerra foi o responsável por recolher e entregar dinheiro entre 2011 e 2016 a mando do ex-governador Sérgio Cabral, preso há um ano.

As investigações também apontam suspeitas de fraudes no uso de precatórios para pagamentos de dívidas fiscais no Estado.

Fichtner era o coordenador do chamado Refis estadual, que vigorou entre os anos de 2010 e 2012, no qual o Estado concedia isenção na multa e desconto nos juros sobre tributos em atraso.

O pagamento poderia ser feito com depósito em dinheiro, ou através de precatórios –título emitido pela Justiça quando o Estado é condenado a pagar certa quantia. A lógica do encontro de contas é simples: o governo abre mão da dívida e, ao mesmo tempo, quita o precatório.

Em 2014, a Folha revelou que o comércio de precatórios do Rio se intensificou em razão do programa e movimentou mais de R$ 1,7 bilhão. Até indenizações a parentes de pessoas mortas pela polícia do Rio foram usadas para pagar, com desconto, dívidas de empresas com o Estado.

Fichtner era o único secretário do "núcleo" da gestão Cabral que não havia sido preso. O nome da Operação C'est fini é uma referência à festa em Paris em que Cabral e ex-secretários dançaram com guardanapos na cabeça.

OUTRO LADO

Procurada, a defesa de Regis Fichtner afirma que ele não esteve e nem está buscando acordo de delação.

"Regis Fichtner nunca recebeu recursos indevidos ou vantagem financeira de quem quer que seja e sempre pautou sua vida pessoal e profissional pela ética e respeito às leis. Portanto, não tem absolutamente nada o que delatar", diz o comunicado.

Sobre sua prisão, a defesa de Regis Fichtner informa que "se pronunciará oportunamente sobre as alegações que sustentaram o injustificável pedido de prisão preventiva de seu cliente".


Endereço da página:

Links no texto: