Folha de S. Paulo


Canonização de mártires brasileiros reúne 35 mil fiéis no Vaticano

Em missa acompanhada por 35 mil fiéis no Vaticano, o papa Francisco canonizou neste domingo (15) 30 mártires assassinados no século 17 no Rio Grande do Norte, durante o período de dominação holandesa na região. O Brasil passa a ter 36 santos.

Os padres André de Soveral, Ambrosio Francisco Ferro e mais 28 pessoas, incluindo um francês, são os primeiros mártires do Brasil, mortos por índios e soldados holandeses em dois massacres no ano de 1645.

Também se tornaram santos três mexicanos, um italiano e um espanhol.

O grupo de mártires teve as línguas decepadas e os braços e pernas arrancados. Uma das vítimas, Mateus Moreira, repetia "Louvado seja o Santíssimo Sacramento" enquanto tinha o coração arrancado pelas costas, segundo relato da Igreja Católica. Eles haviam sido beatificados pelo papa João Paulo 2º no ano 2000.

"Não se pode dizer 'Senhor, Senhor' sem viver e colocar em prática a vontade de Deus. Necessitamos nos revestir a cada dia com seu amor, de renovar a cada dia a escolha de Deus. Os santos canonizados hoje, sobretudo os tantos mártires, indicam esse caminho. Eles não disseram 'sim' ao amor apenas com palavras, mas com a vida, e até o fim", afirmou o papa na cerimônia.

Depois da missa, o pontífice anunciou a convocação de um sínodo –reunião de bispos– especial dedicado à Amazônia, que acontecerá em outubro de 2019 em Roma.

Ele pediu aos novos santos, pouco depois da canonização na Praça de São Pedro, que intercedam pelo evento. Segundo o papa, o objetivo do sínodo é encontrar caminhos para "a evangelização daquela parte do povo de Deus, especialmente os indígenas" e também por causa da crise da floresta Amazônica".

Tiziana Fabi/AFP
Prelates sit near a statue of St Peter during a holy mass for the canonization of 35 new saints on October 15, 2017 at St Peter's square in Vatican. Pope Francis celebrates a Holy Mass today with canonizations of 35 new saints, including thirty martyrs murdered in Brazil in the 17th century by Dutch Calvinists, three Mexican teenagers who died in the 16th century, and Italian Capuchin Angelo d'Acri and the Spanish priest Faustino of the Incarnation. / AFP PHOTO / Tiziana FABI
Três mártires mexicanos também foram canonizados pelo Papa Francisco na missa deste domingo (15)

Endereço da página:

Links no texto: