Folha de S. Paulo


'Não se deixem vencer pelo desânimo', diz papa a brasileiros em vídeo

Vídeo papa

Esperado no Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta quinta (12), o papa Francisco tinha "manifestado a intenção", segundo suas próprias palavras, de participar da festa quando esteve na cidade paulista, em 2013.

"Mas a vida de um papa não é fácil", explicou o Santo Padre, em vídeo gravado no Vaticano. A mensagem foi transmitida no início da missa campal, nesta manhã, na área externa do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Em seis minutos, o papa buscou transmitir esperança aos fiéis.

"A esperança é a virtude que deve permear o coração dos que creem, sobretudo quando ao nosso redor as situações de desespero parecem querer nos desanimar."

A organização do Santuário Nacional esperava 200 mil pessoas para este 12 de outubro, celebração do Jubileu de 300 Anos de Nossa Senhora Aparecida. Até as 12h desta quinta, 155 mil compareceram, segundo a entidade. No ano passado, durante todo o dia, foram 140 mil. Segundo a CCR, concessionária que administra a Dutra, 18 mil romeiros vieram a pé.

"Não se deixem vencer pelo desânimo", disse o papa, que repetiu a frase: "Não se deixem vencer pelo desânimo. Confiem em Deus."

"O Brasil hoje necessita de homens e mulheres cheios de esperança e firmes na fé, que deem testemunho de que o amor manifestado na solenidade e na partilha é mais forte e luminoso que as trevas do egoísmo e da corrupção", disse.

Em seu nome, o papa enviou o representante do Vaticano no Brasil, dom Giovanni Battista Re. O líder da Igreja também endereçou um presente a Aparecida: uma rosa de ouro, exibida na missa ao lado de uma réplica de Nossa Senhora Aparecida. O presente é uma tradição que ele concede a santuários e personalidades católicas.

Assistiam ao discurso transmitido pelo telão, em área reservada da cerimônia, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e os ministros Gilberto Kassab (PSD) e Antonio Imbassahy (PSDB) –este, titular da Secretaria-Geral de Governo, representando Michel Temer.

O presidente não veio à cerimônia e também gravou um vídeo, divulgado nesta manhã.

VAIAS

Ao serem anunciados pelo padre, Alckmin, Kassab e Imbassahy foram vaiados brevemente pelos fiéis.

A vaia durou poucos segundos, e os sacerdotes logo prosseguiram a cerimônia religiosa, conduzida integralmente por Battista Re.

Além da missa, Alckmin assinará no Santuário a liberação de unidades habitacionais do CDHU em Aparecida. Já Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, participará do lançamento de um selo postal especial para o Jubileu, acompanhado do presidente dos Correios.

*

LEIA A MENSAGEM DO PAPA NA ÍNTEGRA

Querido povo brasileiro, queridos devotos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Minha saudação e minha benção para todos vocês que estão vivendo em Cristo Jesus um ano mariano por ocasião do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem da Vigem e Mãe Aparecida nas águas do Rio Paraíba do sul.

Em 2013, durante a minha primeira viagem apostólica internacional, tive a alegria e a graça de estar no Santuário de Aparecida e rezar aos pés de Nossa Senhora, confiando ali o meu pontificado e lembrando o povo brasileiro com a acolhida tão calorosa que vem do seu abraço e coração tão generoso.

Naquela ocasião, inclusive, manifestei meu desejo de estar com vocês no ano jubilar, mas a vida de um papa não é fácil, por isso quis nomeei o cardeal Dom Giovanni Battista Re como delegado pontifício, para as celebrações do dia 12 de outubro, confiei a ele a missão de garantir assim, a presença do papa entre vocês.

Ainda que não esteja fisicamente presente, quero, entretanto por meio da Rede Aparecida de Comunicação manifestar meu carinho, por esse povo querido e devoto da Mãe de Jesus. O que deixo aqui são simples palavras, mas desejo que vocês recebam com meu fraterno abraço nesse momento de festa.

Em Aparecida, repito aqui, as palavras que proferi em 2013 no Altar do Santuário Nacional, "aprendamos a conservar esperança, a deixar nos surpreender por Deus e viver na alegria, esperança querido povo brasileiro, é virtude que deve permear os corações dos que creem.Sobretudo, quando ao nosso redor temos situações de desespero que podem sem querer nos desanimar, não se deixem vencer pelo desanimo. Não se deixem vencer pelo desanimo!Confiem em Deus, confiem na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário de Aparecida e em cada coração devoto de Maria, que podemos tocar a esperança que se concretiza na vivencia da espiritualidade, na generosidade, na solidariedade, na perseverança, na fraternidade, na alegria, que por sua vez são valores que encontram sua raiz mais profunda na fé cristã".

Em 1717 quando foi retirada das águas pelas mãos dos três pescadores a Vigem Mãe Aparecida já nos inspirou a confiar em Deus que sempre nos surpreende, pense na abundância da graça derramada de modo concreto na vida dos que estavam temerosos diante dos poderes estabelecidos. Deus nos surpreendeu, pois aquele que nos criou com amor infinito no surpreende sempre, Deus nos surpreende sempre!

Nesse jubileu festivo em que comemoramos os 300 anos daquela surpresa de Deus, somos convidados a sermos alegres e agradecidos. Alegrai-vos sempre no senhor, e que essa alegria que irradia de seus corações, transborde e alcance cada canto do Brasil, especialmente as periferias geográficas, sociais e existenciais que tanto anseiam por uma gota de esperança.

O singelo sorriso de Maria que conseguimos deslumbrar em sua imagem seja fonte do sorriso de cada um de vocês diante das dificuldades da vida, o cristão jamais pode ser pessimista, o cristão jamais pode ser pessimista!

Por fim, agradeço o povo brasileiro pelas orações que diariamente oferecem por mim, especialmente durante a celebração da Santa Missa. Rezem pelo papa e tenham certeza que o papa sempre reza por vocês!

Juntos, de perto ou de longe, formamos a igreja, o povo de Deus e cada vez que colaboramos, ainda que de maneira simples e discreta como o anúncio do evangelho tornamo-nos assim como Maria, um verdadeiro discípulo missionário e o Brasil hoje necessita de homens e mulheres cheios de esperança e firmes na fé, que deem testemunho de que o amor manifestado na solenidade e na partilha é mais forte e luminoso que as trevas do egoísmo e da corrupção.

Com saudades do Brasil! Com saudades do Brasil!

Concedo-lhes a missão apostólica pedindo a Nossa Senhora Aparecida que interceda por todos nós, assim seja!


Endereço da página:

Links no texto: