Folha de S. Paulo


Goldman faz tréplica a Doria, e aliados de ambos reagem

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e o vice-presidente do PSDB Alberto Goldman protagonizaram neste sábado (7) uma discussão pública, motivando a reação de aliados de parte a parte.

Nos bastidores, tucanos avaliam que Doria, ao responder a Goldman, prepara o terreno para justificar a eventual saída do PSDB para disputar a Presidência em 2018 contra o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB).

Auxiliares de Doria criticaram Goldman. "Statler & Waldorf eram dois velhos rabugentos do Muppets, que geralmente apareciam logo no começo do espetáculo, resmungando de tudo e de todos, sentados na sacada do teatro. Esses dois se parecem com qual figura pública do PSDB?", cutucou Fabio Lepique, secretário-adjunto de Prefeituras Regionais.

João Doria

"Só se pode lamentar as afirmações de Alberto Goldman. Mostra desconhecimento sobre uma cidade que ele já não frequenta e mostra desinformação sobre uma gestão inovadora do PSDB.", disse Jorge Damião, secretário municipal de Esportes.

"Goldman, você precisa conversar com seu partido. Você devia, neste momento, estar ajudando o PSDB a buscar caminhos para as novas eleições. Caminhos para enfrentar os novos problemas do brasil. Talvez você não tenha tido essa coragem, mas nós estamos tendo essa coragem. Estamos enfrentando esse problema de frente e construindo um grande governo em São Paulo", afirmou Julio Semeghini, secretário de governo.

"Não vamos permitir que você questione a nossa honestidade, a nossa seriedade. Isso vamos levar para ser esclarecido na polícia", completou.

Denise Abreu, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) da prefeitura, também gravou vídeo.

"Goldman, vá se informar antes de tentar mal informar a população com mentiras, com calúnias, com uma carga enorme de inveja que nem deveria mais se estabelecer numa pessoa de sua idade."

Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde, também criticou o ex-governador.

"O senhor precisa estar um pouco mais informado. Estamos trabalhando muito. Nós realmente zeramos a fila de exames e a fila não se formou mais. Estamos zerando a fila de cirurgia, regularizamos a entrega de remédios."

O prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto, saiu em defesa do ex-governador paulista. "Goldman merece o respeito de todos. Até daquele que não gostam dele. Aceite ou conteste as críticas que ele lhe faz, prefeito João Doria. Mas sem apelar para a baixaria e o desrespeito."

Veja

O ex-vereador Andrea Matarazzo (PSD), que saiu do PSDB em disputa com Doria, também reagiu. "Diante dos ataques pessoais que o ex-governador recebeu na manhã deste sábado, manifesto minha total solidariedade e respeito. O discurso de ódio e ataques pessoais não trazem resposta à críticas políticas fundamentadas."

Goldman publicou novo vídeo na tarde de sábado em que acusou Doria de atacá-lo em "tom bastante raivoso, prepotente, arrogante, preconceituoso. Me acusa de 'velho'. De fato, faço nesta semana 80 anos, o que é uma uma idade respeitável".

"Sou velho, mas não sou velhaco", rebateu. A réplica emula um episódio famoso na política brasileira: em 1992, Ulysses Guimarães deu a mesma resposta ao então presidente Fernando Collor, que o chamara de "senil e desequilibrado".

A reação de Doria repercutiu mal entre expoentes do tucanato, que passaram o sábado conversando entre si para avaliar o episódio.

Um dirigente do partido disse que o prefeito tinha razões para responder a Goldman, mas que teria sido agressivo demais.

Para ele, isso sugere que Doria está se sentindo pressionado em sua busca para viabilizar-se como presidenciável tucano em 2018, numa disputa com seu padrinho político, o governador Alckmin.

Esse tucano lembra que Goldman tem história partidária, mas não muita densidade no debate interno, o que deveria contar na hora de calibrar a resposta.

Em vídeo, Doria chamou Goldman de "improdutivo, fracassado".

Disse que o dirigente tucano só teve derrotas políticas na vida "e agora vive de pijamas em sua casa", enquanto ele, Doria, vive "ao lado do povo, que me elegeu prefeito de São Paulo, que me acolhe".

Na véspera, o ex-governador havia postado vídeo com críticas contundentes ao prefeito de São Paulo. "Ele é político sim, um dos piores políticos que já tivemos", afirmou Goldman.

"O prefeito ainda não nasceu", disse o ex-governador. "A única coisa que nasceu foi o candidato à Presidência".

A desavença entre os dois vem desde as prévias para a disputa municipal em 2016 e chegou neste final de semana a seu ápice.


Endereço da página:

Links no texto: