Folha de S. Paulo


Presidente do PT-SP diz que Haddad e Suplicy querem disputar Senado

Gabriel Cabral/Folhapress
Ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT)
Ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT)

O presidente estadual do PT de São Paulo, Luiz Marinho, afirmou a vereadores, na noite de quarta-feira (4), que o partido deverá lançar o ex-prefeito Fernando Haddad para a disputa ao Senado nas eleições do ano que vem.

Marinho disse ainda que o lançamento dessa candidatura ocorrerá até o final do ano, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do próprio Haddad.

Segundo colaboradores presentes, Marinho informou a vereadores petistas que Haddad quer concorrer ao Senado. Aos aliados, Haddad dá uma versão um pouco diferente: afirma que foi convidado por Marinho para concorrer ao Senado, mas disse que só dará sua resposta após uma conversa com o vereador Eduardo Suplicy, que pretende disputar essa vaga.

Haddad não disse se aceita se lançar na disputa ao Senado, missão que é cobiçada pelo vereador Eduardo Suplicy.

Ainda segundo participantes, Marinho disse que o ideal seria lançar Suplicy para a Câmara de Deputados como puxador de legenda (candidato com capacidade de transferir votos a outros postulantes ao cargo em disputa).

De acordo com membros do PT que foram à reunião, Marinho deu sinais de que Lula avaliza a equação, segundo a qual o próprio Marinho concorreria ao governo de São Paulo.

Marinho, segundo participantes, disse que Haddad e Suplicy gostariam de concorrer ao Senado e que esse é um problema que deve ser resolvido pelo partido.

Suplicy não concorda com a ideia de disputar uma cadeira da Câmara. Apesar de ter faltado à reunião de vereadores petistas com Marinho —sob o argumento de que precisava se dedicar à redação de uma carta ao ex-presidente americano Barack Obama—, ele soube nesta quinta-feira (5) da opinião do presidente estadual do PT.

Contando que tem recebido, nas ruas e nas redes sociais, apelos para que concorra ao Senado, ao governo de São Paulo e até mesmo à Presidência, Suplicy afirma que são muito poucos os que propõem que dispute uma cadeira na Câmara dos Deputados.

"Quero ouvir o povo. E acho que o PT deveria ouvir o povo também", disse Suplicy.


Endereço da página:

Links no texto: