Folha de S. Paulo


Battisti pede habeas corpus ao STF para evitar extradição

Avener Prado/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 12-03-2015: O italiano Cesare Battisti foi solto no fim da noite desta quinta-feira (12), Cesare saiu acompanhado de seu advogado e do ex-sanador Eduardo Suplicy. O advogado de Battisti, Igor Sant'Anna Tamasauskas, informou que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região aceitou o pedido de liberdade provisória feito pela defesa nesta quinta. A decisão do desembargador federal Cândido Ribeiro determinou
O italiano Cesare Battisti, condenado na Itália à prisão perpétua

Os advogados de Cesare Battisti pediram ao STF (Supremo Tribunal Federal) um habeas corpus para impedir sua eventual extradição, deportação ou expulsão do Brasil.

O italiano foi condenado em seu país à prisão perpétua por quatro assassinatos nos anos 70, quando integrava o partido Proletários Armados para o Comunismo, grupo de extrema esquerda.

Battisti fugiu da Itália e, em 2004, veio para o Brasil. Foi preso em 2007 e em 2009 o STF autorizou a extradição, que foi negada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, no último dia de seu governo.

De acordo com a defesa de Battisti, há várias tentativas ilegais de remetê-lo para o exterior.

"Desde 2016, com as mudanças ocorridas no Poder Executivo, os advogados afirmam que há notícias de que o governo italiano pretende intensificar as pressões sobre o governo brasileiro para obter a extradição", informa o STF.

Nesta semana o jornal "O Globo" noticiou que o governo da Itália apresentou pedido para que o presidente Michel Temer reveja a decisão de Lula.

Em 2015, Battisti casou com uma brasileira

O casal tem um filho "que depende econômica e afetivamente dele, o que impede a sua expulsão", afirma a defesa.

O relator do caso é o ministro Luiz Fux.

Não há prazo para Fux decidir sobre o caso.


Endereço da página:

Links no texto: