Folha de S. Paulo


Grupo armado invade fazenda de Geddel no sudoeste da Bahia

Pedro Ladeira - 8.set.2017/Folhapress
Ex-ministro Geddel Vieira chega escoltado por agentes da PF ao desembarcar no hangar da PF em Brasília
Ex-ministro Geddel chega escoltado por agentes da PF ao desembarcar no hangar da PF em Brasília

Um grupo de cerca de 25 homens invadiu uma fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) em Itapetinga, cidade do sudoeste da Bahia.

A Fazenda Esmeralda foi ocupada na madrugada de sábado (23) por homens que alegavam ser indígenas da etnia pataxó. Segundo a Polícia Civil, eles estavam armados com facas e espingardas e expulsaram os funcionários da propriedade.

Parte dos funcionários foi feita refém e liberada somente na manhã de domingo (24). A estrada que dá acesso à fazenda foi bloqueada.

Em depoimento à polícia, os funcionários da fazenda disseram que os invasores vestiam cocares, trajes indígenas e falavam dialetos entre si. Os homens informaram que a fazenda seria um local considerado "sagrado" pela tribo por abrigar pelo menos três cemitérios indígenas.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) informou que não tem informações sobre o grupo que teria invadido a fazenda.

Com 643 hectares e 1.100 cabeças de gado, a fazenda pertence ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, ao deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB) e ao espólio do pai de ambos, o ex-deputado Afrísio Vieira Lima, morto no ano passado.

O delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, coordenador da Polícia Civil de Itapetinga, afirma que os invasores ameaçaram ocupar outras fazendas da região que pertencem a Geddel.

Ele não descarta que o grupo esteja em busca de dinheiro ou objetos de valor do ex-ministro. "É uma hipótese que não pode ser descartada", afirma o delegado.

Geddel foi alvo de uma operação da Polícia Federal no início deste mês que resultou na apreensão de R$ 51 milhões que estavam dentro de um apartamento em Salvador que teria sido emprestado ao peemedebista.

Desde o dia 8 de setembro, ele compre prisão preventiva na penitenciária da Papuda, em Brasília. A defesa não confirma nem nega que o dinheiro seja de Geddel.

INVESTIGAÇÃO

Como a invasão da fazenda foi feita por um possível grupo indígena, a investigação será feita Polícia Federal, que assumiu o caso nesta quarta-feira (27).

O advogado Franklin Ferraz, responsável pela defesa da família Vieira Lima, entrou com um pedido de reintegração de posse das terras. O pedido ainda não foi analisado pela Justiça baiana.

Segundo o advogado, área da fazenda possui título de propriedade desde 1936 e pertence à família Vieira Lima desde 1995.

"Nunca houve nenhuma disputa ligada à questão indígena nesta região", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: