Folha de S. Paulo


PSB anuncia filiação do ex-ministro Aldo Rebelo ao partido

Divulgação
O ex-ministro Aldo Rebelo e presidente nacional do PSB Carlos Siqueira
O ex-ministro Aldo Rebelo e presidente nacional do PSB Carlos Siqueira

O PSB (Partido Socialista Brasileira) anunciou que o ex-ministro Aldo Rebelo assina a ficha de filiação ao partido, nesta terça-feira (26). Ele se afastou do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) em agosto após cerca de 40 anos na legenda.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que o ingresso do ex-ministro ao partido se dá por afinidade política, ideológica e programática.

"Aldo Rebelo é uma das lideranças históricas do campo progressista em nosso país e, certamente, dará importante contribuição ao nosso partido", afirmou Siqueira.

Rebelo foi ex-ministro da Defesa, Ciência e Tecnologia, Esporte e Relações Institucionais nos mandatos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Ele também foi eleito seis vezes deputado federal por São Paulo e presidiu a Câmara dos Deputados entre 2005 e 2007.

AFASTAMENTO

A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, não explicou os motivos que levaram ao afastamento de Rebelo da legenda, em 14 de agosto deste ano.

Em nota, a presidente do partido disse que, "dada a convergência de opiniões políticas e os fortes laços que continuam ligando Aldo ao nosso partido, manteremos o diálogo em torno das grandes questões nacionais".

No entanto, no fim do mês de agosto o ex-ministro disse à coluna Mônica Bergamo, da Folha, que só poderia ir para dois partidos: o PDT ou o PSB.

"Vou trocar de cônjuge, não de sexo", afirmou ele, descartando se filiar a uma legenda tida como mais conservadora.


Endereço da página:

Links no texto: