Folha de S. Paulo


ACM Neto elogia Doria e Alckmin, mas defende candidatura do DEM em 2018

Joá Souza - 3.out.2016/Ag. A TARDE
O Prefeito ACM Neto é visto no Palácio Thomé de Sousa em Salvador (BA) durante coletiva de imprensa. foto: Joá Souza / Ag. A TARDE Data:03/10/2016 *** Local Caption *** *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
O prefeito de Salvador, ACM Neto, que hoje é o principal ativo eleitoral do Democratas

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse nesta quarta (20) que o seu partido deveria ter um candidato próprio à Presidência em 2018.

Em nota à Folha, ele comentou reportagem que mostrou sua preferência pelo colega paulistano João Doria na disputa interna do PSDB pela vaga na corrida pelo Planalto. Contemporizou: "O governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria são grandes quadros com condições de disputar. Ambos com chances de representar a mudança que o país tanto precisa", afirmou.

Na sequência, afirma que "é cedo para falar em alianças, e o quadro que se avizinha exige do DEM uma candidatura própria como forma de ampliar o diálogo com os partidos aliados e mostrar forte presença na região Nordeste".

Aliado histórico dos tucanos, o DEM ganhou musculatura política do ano passado para cá, quando assumiu a presidência da Câmara com Rodrigo Maia (RJ). Primeiro na linha sucessória num ambiente em que a cabeça do presidente Michel Temer (PMDB) foi posta a prêmio diversas vezes, o deputado passou a ser uma das maiores "noivas" da República.

Já o prefeito de Salvador é o maior ativo eleitoral do seu partido, tendo sido reeleito em 2016 e desfrutando de altos índices de popularidade. Sua referência ao Nordeste na nota não é casual: ele é considerado a maior estrela ascendente na região, e a Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do país. Ele deverá disputar o governo do Estado, que sempre deu grandes votações ao PT, por isso seu apoio é visto como central tanto por Doria como por Alckmin.

Outra opção colocada na mesa, considerada menos eficaz do ponto de vista de densidade eleitoral, é ter ACM Neto como vice numa chapa tucana ao Planalto.

Os dois prefeitos são próximos. Foi em Salvador que Doria fez sua estreia no figurino de candidato nacional, no episódio em que ele e o democrata foram alvo de ovadas. O paulistano marcou um jantar para lideranças do DEM para esta quinta (21), mas ainda não havia confirmação do evento nesta quarta.


Endereço da página:

Links no texto: