Folha de S. Paulo


Ministério Público e Moro não buscam a verdade, diz advogado de Lula

TvFolha
2º depoimento do ex-presidente Lula a Sergio Moro
Depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro, em Curitiba, nesta quarta-feira (13)

Em coletiva após o depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sergio Moro, o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, questionou a atuação da Justiça e do Ministério Público.

"O depoimento serviu para mostrar que o juiz e o Ministério Público não estavam buscando a verdade dos fatos", afirmou.

Zanin disse que a base da acusação envolve oito contratos firmados pela Petrobras, e que Moro e os procuradores não fizeram qualquer pergunta a respeito desses contratos.

O advogado de Lula afirmou que não existe nenhuma prova de que qualquer valor oriundo de contratos com a estatal tenha sido dirigido ao ex-presidente, direta ou indiretamente.

Ele disse que não é possível discutir os imóveis que, segundo a acusação, teriam sido ofertados e aceitos por Lula como propina, se não for provada a base da denúncia, que, segundo Zanin, é a origem do dinheiro em contratos da Petrobras.

O advogado afirmou que o ex-presidente mostrou que jamais recebeu ou solicitou qualquer imóvel.

Zanin disse que Lula não respondeu a algumas perguntas durante o depoimento por três motivos diferentes.

Primeiro, Moro e os procuradores teriam feito perguntas repetidas sucessivamente. Segundo, teriam formulado "perguntas estranhas ao objeto do processo". Terceiro, algumas questões teriam como base papeis cuja autenticidade foi questionada pela defesa e, segundo Zanin, ainda não foi dada uma resposta.

O advogado voltou a dizer que o depoimento prestado pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci na semana passada não merece credibilidade. Ele afirma que Palocci contradisse depoimentos prestados por si mesmo anteriormente e depoimentos de testemunhas e acusados.

Ele ressaltou que o ex-ministro está preso há quase um ano e busca acordo de delação premiada. "Hoje, quando perguntado sobre o assunto, Lula respondeu que a única possibilidade de 'pacto de sangue' foi entre Antonio Palocci e a Lava Jato", afirmou.

Além disso, Zanin criticou o juiz Sergio Moro porque, de acordo com ele, o Ministério Público tem acesso a documentos negados à defesa. "Acusação e defesa devem ser tratadas em patamar de igualdade."

*

Assista aos vídeos do depoimento de Lula. O último traz o depoimento de Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci.

  • Vídeo 1

Assista ao vídeo

*

  • Vídeo 2

Assista ao vídeo

*

  • Vídeo 3

Assista ao vídeo

*

  • Vídeo 4

Assista ao vídeo

*

  • Vídeo 5

Assista ao vídeo

*

  • Vídeo 6

Assista ao vídeo

*

  • Vídeo 7 (depoimento de Branislav Kontic)

Assista ao vídeo

*

Assista ao vídeo


Endereço da página:

Links no texto: