Folha de S. Paulo


'Moro ama publicidade', diz advogado que representa Lula na ONU

Divulgação
Geoffrey Robertson em frente ao prédio do Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU em Genebra
Geoffrey Robertson em frente ao prédio do Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU em Genebra

Advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU, Geoffrey Robertson chamou o juiz Sergio Moro de "egomaníaco".

Durante jantar na noite de quarta-feira (30), em São Paulo, Robertson lançou dúvidas sobre a chance de absolvição de Lula em segunda instância. Especialista em direitos humanos, o advogado britânico-australiano ironizou o fato de ter visto nos jornais uma fotografia em que o juiz Marcelo Bretas oferece pipoca a Moro durante sessão de lançamento de filme sobre a Operação Lava Jato, na segunda (28).

No encontro, realizado na casa do advogado Pedro Serrano, Robertson criticou a omissão dos nomes dos financiadores do filme –chamado "Polícia Federal - A Lei é para Todos".

Ele foi também irônico ao comentar a presença de Moro no lançamento de um livro sobre sua trajetória. Segundo Robertson, Moro autografou exemplares do livro que inspirou o filme como se fosse seu autor.

"Moro ama publicidade", afirmou Robertson, segundo quem "Moro se comporta como um Eliot Ness" —agente norte-americano que combateu a máfia nos anos 30 e conseguiu prender Al Capone.

Em passagem relâmpago pelo Brasil, Robertson criticou ainda o presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal, que julgará o caso em segunda instância), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, que chamou de irretocável a condenação de Lula.

O advogado chamou de ridícula essa manifestação do presidente do tribunal e disse que poderá exercer influência sobre os desembargadores.

"É ridículo, o presidente prejulgou. Como Lula terá direito a uma apelação justa?"

Mais uma vez, o advogado classificou de "inquisitorial" o sistema brasileiro, em que, para ele, magistrado é ao mesmo tempo promotor e juiz. Para Robertson, essa é um aberração.

Integrante do conselho da Rainha britânica, Robertson está no Brasil para uma série de compromissos que incluiu uma palestra no Congresso Nacional. Ele deixa o Brasil na sexta-feira (1º).


Endereço da página:

Links no texto: