Folha de S. Paulo


Fundador do 'Pasquim', experiente Jaguar estreia charge na Folha

Raquel Cunha - 30.jul.2014/Folhapress
O cartunista Jaguar na Flip de 2014, que homenageou Millôr, em Paraty
O cartunista Jaguar na Flip de 2014, que homenageou Millôr, em Paraty

O experiente cartunista Jaguar estreia nesta sexta (30) na seção de charges da Folha. Ele terá seus desenhos publicados –na versão impressa, na página A2– quinzenalmente, revezando-se às sextas com Claudio Mor.

Jaguar, pseudônimo de Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, 85, é ilustrador e jornalista. Ele começou a carreira aos 20 anos, no jornal "O Semanário", "quando só havia cinco chargistas no país".

Jaguar
Charge de estreia do cartunista Jaguar na Folha, publicada em 30.jun.2017
Charge de estreia do cartunista Jaguar na Folha, publicada em 30.jun.2017

Depois, passou pelas revistas "Manchete" e "Senhor" e foi um dos fundadores do "Pasquim", publicação semanal satírica que circulou de 1969 a 1991. Até agosto do ano passado, desenhou para o jornal carioca "O Dia".

Nesses 65 anos, influenciou gerações de cartunistas –mesmo, segundo ele próprio, sem saber desenhar. "Eu faço crônicas, humor", define. "Se eu tivesse sido aprovado nas escolas de desenho, seria mediano. Virei inimitável, porque imitar quem não sabe desenhar é mais difícil."

Na Folha, se diz feliz em dividir espaço com nomes da nova geração. "É uma rapaziada que me trata como se eu fosse igual a eles."

Em promessa aos leitores, recorre a uma "frase lapidar" dos futebolistas: "Pretendo dar o meu melhor. Ou seja, fazer o que sempre fiz."

"Nosso trabalho está facilitado, porque assunto não falta. Mas a concorrência é muito forte nos Três Poderes –políticos e juízes falam coisas que nem na minha mais tresloucada imaginação eu conseguiria bolar", diz. "Matéria-prima abunda."

Nos outros dias da semana, a seção de charges continua com os nomes atuais (veja abaixo).

*

CHARGISTAS

  • segundas João Montanaro
  • terças Laerte
  • quartas Hubert
  • quintas Benett
  • sextas Claudio Mor e Jaguar (em revezamento)
  • sábados Renato Machado
  • domingos Jean Galvão

Endereço da página: