Folha de S. Paulo


Doria critica pesquisa Datafolha, e Haddad, cobertura do jornal

O prefeito João Doria (PSDB) criticou o Datafolha na mais recente pesquisa a respeito da avaliação da sua gestão. O tucano considerou "pegadinha" o questionamento sobre a satisfação dos moradores em seus bairros.

Pesquisa publicada nesta segunda (5) mostra que cresceu o número de paulistanos que dizem que o prefeito fez menos do que poderia em seu bairro: de 67% há dois meses para 74%.

"Em relação à pegadinha do bairro, gostei dessa. [...] Dificilmente alguém vai conseguir aprovação plena sobre aquilo que pode ser feito na frente da sua casa." Doria também reclamou de o instituto ter introduzido agora essa pergunta e não na época de Fernando Haddad (PT). "Mas essa é a Folha, dois pesos e duas medidas."

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que "os questionários são formulados a partir de critérios científicos e da literatura acadêmica. Não cabe a um instituto de pesquisas conceituado elaborar armadilhas ou 'pegadinhas'".

No fim de semana, Doria havia publicado em rede social reportagem do jornal com pesquisa Datafolha segundo a qual maioria aprova as ações recentes na cracolândia.

Haddad também fez críticas à Folha, em artigo na revista "Piauí". "Não exagero em afirmar que o fim do programa De Braços Abertos é, em grande parte, resultado do tipo de cobertura da Folha".

O antecessor de Doria também atribuiu ao jornal a resistência ao programa que direcionava recursos para programa de combate à homofobia nas escolas.


Endereço da página:

Links no texto: