Folha de S. Paulo


Leia a opinião de personalidades sobre o futuro do presidente Michel Temer

Leia a opinião de personalidades sobre o futuro do presidente Michel Temer

Quem acha que o presidente Michel Temer precisa sair do cargo argumenta que áudio da conversa entre ele e o empresário Joesley Batista é prova de crime de responsabilidade e deixa o presidente sem condições de conduzir o país. Para essas pessoas, exigir que Temer saia mostra intolerância contra a corrupção e negociatas na política.

Já os que dizem que o atual presidente deve permanecer no cargo afirmam que o áudio não compromete Temer e que as suspeitas de crime devem ser devidamente apuradas. Para os defensores do "Fica, Temer", a saída do presidente poderá trazer mais instabilidade política e econômica ao Brasil, além de prejudicar as reformas necessárias para o país e defendidas por ele.

A Folha conversou com 122 artistas, acadêmico e intelectuais sobre a crise política. Confira abaixo o resultado:

*

122

É o número de pessoas com quem a Folha falou, entre artistas, acadêmicos, empresários e intelectuais.

30

Entendem que Michel Temer deveria deixar o cargo

1

Defende afastamento temporário enquanto Temer estiver sendo julgado

81

Não quiseram responder ou não enviaram suas opiniões

11

Acham que Temer deveria continuar

*

Defensores do "Fora, Temer"

Jorge Kalil, cientista e professor da USP

"Temer deveria sair, e digo isso com muito pesar, já que ele está promovendo reformas estruturantes importantíssimas. A economia dá sinais de recuperação. No entanto, é inadmissível a postura conivente do presidente frente a relatos criminosos de um investigado no momento em que a sociedade clama por ética e transparência".

-

Giovanni Guido Cerri, professor da USP e ex-secretário da Saúde do Estado de São Paulo

"Neste momento de crise econômica e política sem precedentes, a credibilidade do presidente é fundamental para conduzir o país a um caminho de crescimento e retomada de emprego"

-

Marcelo Serrado, ator

"Temer deve sair porque está mais que do que claro seu envolvimento nesse atos ilícitos. A questão é: quem assume? Esses deputados e senadores não nos representam mais. Vamos pedir eleições diretas, mas só vale para quem não estiver sendo investigado, ok?"

-

Ivan Sant'anna, escritor

"Pode, deve e vai cair."

-

Bruno Poletti/Folhapress
SAO PAULO, SP, 15.03.2016: Fernando Meirelles, diretor de cinema - APCA comemora 60 anos com festa e entrega do premio dos melhores das artes em 2015, com pocket shows de Alex Nero e Tiago Abravanel. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, FSP-MONICA BERGAMO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Fernando Meirelles, diretor de cinema

Fernando Meirelles, cineasta

"A solução é, como dizem nos morros do Rio, sair saindo. Só espero que com ele saia também seu tenebroso ministério, a começar por Osmar Serraglio, que, junto com os ruralistas, vem destruindo o país".

-

Hélio de La Peña, humorista

"É crime de responsabilidade o Temer ter se encontrado na calada da noite com um investigado que relatou diversos crimes e ter sido omisso. O país está suficientemente convulsionado para não seguirmos a lei. Vamos corrigir o rumo na eleição de 2018"

-

Rodney William, babalorixá do grupo Ilê Obá Ketu Axé Omi Nilá

"Não há condição moral para que o governo prossiga diante dos últimos fatos. Impopular e unilateral, Temer mostrou que não possui legitimidade e não defende os interesses dos brasileiros, sobretudo das minorias."

-

Antônio Milena/NOPP
NATAÇAO JOANA MARANHAO - ESTADIO AQUATICO OLIMPICO - RIO DE JANEIRO 08/08/2016 JOANA MARANHAO - NA PROVA DE CRASSIFICATORIA DOS 200M DURANTE OLIMPIADAS DO RIO 2016. FOTO ANTONIO MILENA/VEJA/NOPP
Joana Maranhão

Joana Maranhão, nadadora

"O povo não bateu panela contra a corrupção?"

-

Zico, ex-jogador de futebol

"Temer deveria sair e resolver isso de que está sendo acusado. Só lamento o que está acontecendo no nosso país e torço para que tudo termine bem e os culpados sejam punidos".

-

Divulgação
Marco Feliciano, deputado e pastor
Marco Feliciano, deputado e pastor

Marco Feliciano, pastor e deputado (PSC-SP)

"A situação de Temer se tornou insustentável. Como disse uma vez Júlio César: "À mulher de César não basta ser honesta, ela deve parecer honesta"".

-

Marcelo Madureira, humorista

"O diálogo com Joesley Batista deixa claro que Temer não tem a menor condição de continuar na presidência. Reconheço que muitos congressistas não possuem credibilidade para eleger um presidente-tampão, mas esse é o Congresso que temos".

-

Francisco Balestrin, presidente da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados)

No ano passado, a ação foi para salvar a vida. Agora chegou o momento de curar a doença. Infelizmente, a gravidade da situação exige medidas mais duras. Se não for assim, o cenário de hoje virará doença crônica.

-

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 26-08-2016, 09h00: A advogada da acusação Janaína Paschoal. Segundo dia da Sessão para votação do julgamento final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, no plenário do senado. O presidente do STF Ministro Ricardo Lewandowski preside a sessão. A reunião de hoje destina-se a oitiva das testemunhas da defesa. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
A advogada Janaína Paschoal

Janaina Paschoal, advogada

"Temer teve a oportunidade de ser um estadista e não a aproveitou. Ele poderá se defender como qualquer cidadão, mas, ao que tudo indica, não tem os argumentos. A conversa, as reuniões e a mala são reais. Precisamos seguir adiante, nos termos da Constituição Federal".

-

Samuel Pessôa, economista e colunista da Folha

"O conteúdo da fita, apesar de não ter a contundência inicialmente anunciada –não se trata de obstrução da Justiça, mas, sim, de prevaricação– torna inviável sua permanência. A continuidade de Temer somente contribuirá para a manutenção do impasse político. A economia continuará sangrando".

-

Daniel Marenco/Folhapress
Folhinha 03.10.2016 - Retrato da escritora Ana Maria Machado, presidente de Academia Brasileira de Letras, na sala da presidência no prédio da instituição, no Centro do Rio de Janeiro. No próximo dia 18 de abril se comemora o dia nacional do livro infantil. (Foto: Daniel Marenco/Folhapress 18.04.2012/Folhapress)
Ana Maria Machado

Ana Maria Machado, escritora

"O país inteiro ouviu a gravação".

-

Suzana Herculano-Houzel, neurocientista e colunista da Folha

"Com tantas evidências de corrupção e obstrução da Justiça, Temer deveria ter a decência de renunciar para que o país possa começar a renovar sua liderança o quanto antes. O país precisa inaugurar uma nova era de intolerância com corrupção e negociatas em todos os níveis".

-

Miguel Srougi, professor titular de urologia da USP

"A democracia e a prosperidade de uma nação não se concretizam com planos econômicos lustrosos, mas sim com a pujança de suas instituições. Pelas escolhas que fez, Temer será incapaz de moldar o comportamento dos cidadãos, transformar a sociedade devastada e construir uma nova nação".

-

Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política da usp

"O último episódio foi devastador para sua imagem pública. Independentemente dos desdobramentos jurídicos, politicamente ele não tem mais condição de governar o Brasil. Viremos esta página".

-

Frei Betto, assessor de movimentos sociais e escritor

"Temer deve sair e logo! Não é um presidente legítimo. É uma vergonha ver o PSDB dependurado nessa canoa furada, assim como me envergonhou ver o PT refém do PMDB. O Brasil merece ser governado por quem defenda os direitos dos trabalhadores, e não por quem insiste em anulá-los. Diretas-Já!"

-

Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Paraná

"Temer sempre defendeu a Constituição e foi um homem legalista, mas jamais deveria ter recebido essa pessoa [Joesley Batista] altamente envolvida com ilegalidades. Isso o desqualifica. Ele não é mais merecedor de confiança".

-

Marco Antonio Villa, historiador

"Pede pra sair!"

*

Defensores do "Fica, Temer"

Tomás Rangel/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 16-10-2012, 18h30: O pastor da Igraja Assembleia de Deus, Silas Malafaia, posa para foto, no Rio de Janeiro. (Foto: Tomás Rangel / Folhapress)
O pastor Silas Malafaia

Silas Malafaia, pastor

"Não estou defendendo o caráter de Temer. Mas que país é o nosso em que, por causa de um grampo ilegal, cheio de ruídos e interrupções, o presidente é afastado? Se sou a favor disso, sou a favor de rasgar a Constituição".

-

Zanone Fraissat/Folhapress
SÃO PAULO/SP-BRASIL,08/10/2012 - Eliana Calmon, ministra na Entrega do premio Revista Claudia na sala SP.(Foto: Zanone Fraissat - Folhapress / MONICA BERGAMO)***EXCLUSIVO***
Eliana Calmon, ex-ministra do STJ

Eliana Calmon, ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça

"Sou a favor da permanência de Temer por estarmos diante de um desgaste ético nacional, em que todos os políticos estão dentro do mesmo diapasão. A permanência do governo seria aconselhável para termos um governo, com economia mostrando sinais de equilíbrio".

-

Maílson da Nóbrega, economista

"Corre-se o risco de uma alternativa pior"

-

Reinaldo Canato/Folhapress
SAO PAULO - SP -BRASIL -20.06.2016 - FSP-SUP-ESPECIAIS - F—rum Economia Limpa, busca discutir como entidades privadas e pœblicas podem agir para incentivar a sustentabilidade no pa’s. F—rum realizado no Unibes Cultural na rua Oscar Freire,2500 Ives Gandra Martins (advogado e professor emŽrito do Mackenzie) FOTO Reinaldo Canato / Folhapress
Ives Gandra Martins

Ives Gandra Martins, jurista

"A fita gravada, imprestável nos trechos denominados comprometedores, em nenhum momento compromete o presidente. De qualquer forma, todos os fatos deverão ser investigados até que se conheça a verdade real do golpe dado por dois empresários que se declaram corruptores de 1.823 políticos e que gozam da impunidade absoluta. Se o presidente for culpado, aí sim deverá renunciar".

-

Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista

"Se forem comprovados atos ilícitos, a Constituição deverá ser seguida e o presidente, trocado. Enquanto isso não ocorre, Michel Temer é o presidente, e as instituições devem seguir seu trabalho em benefício da coisa pública".

-table(articleGraphic).

Zanone Fraissat/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ. 26.09.2015: ROCK-RIO - O músico Roger Moreira da Ultraje a Rigor se apresenta no palco Sunset do Rock in Rio, na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, na zona oeste da capital fluminense. (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)
O músico Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor

Roger Moreira, vocalista da banda Ultraje A Rigor

"Moralmente falando, deveria sair. Não só ele como todos os envolvidos. Mas, pelo Brasil, seria bom que acabasse de fazer as reformas necessárias e se mantivesse até o fim do mandato. De maneira nenhuma deveríamos ter Diretas-Já".

-

Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo

"Temos uma tarefa que são as reformas. Não podemos perder a oportunidade. A saída de Temer ajuda ou prejudica 14 milhões de desempregados? O melhor é ficar, e que haja no Congresso pessoas que pensem no país".

-

Raul Velloso, economista

"Tirá-lo desse jeito torto é condenável".

-

Guilherme Fiuza, escritor

"Acho que o Temer não pode ficar caso se constate que ele está obstruindo a Justiça e que está implicado na Lava Jato. Enquanto isso não acontecer, ele deve permanecer, não deve sair no grito. É ruim tirar qualquer presidente no grito".


Endereço da página: