Folha de S. Paulo


Cabral é transferido de Bangu para cadeia pública na zona norte do Rio

Geraldo Bubniak - 10.dez.2016/Agência O Globo
Ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral é levado à carceragem da PF em Curitiba
Ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral é levado à carceragem da PF em Curitiba

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) foi transferido na manhã deste domingo (28) do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste, para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte.

A medida faz parte de um remanejamento de presos com nível superior ou detidos por falta de pagamento de pensão alimentícia, para a abertura de mais vagas em Bangu destinadas a criminosos de alta periculosidade.

O local ainda não tem bloqueadores de celulares. Em razão disso, o governo do Estado informou que os inspetores de segurança farão revistas nas visitas utilizando esteiras de raio-X e raquetes e bancos detectores de metais.

Ao todo, de acordo com a Seap (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária), foram transferidos 146 homens, sendo 53 com nível superior e outros 93 com débito de pensão alimentícia.

Entre os presos transferidos também está o ex-secretário de Saúde do Estado Sérgio Côrtes, preso no mês passado acusado de fraudes em licitações na compra de equipamentos médico-hospitalares por meio de pregões presenciais.

A cadeia pública abrigava policiais do Rio acusados de crimes diversos. A unidade ficou conhecida por ter as celas transformadas em verdadeiras suítes, uma para cada policial detido.

Para receber os presos de Bangu, a unidade passou por uma reforma no valor de R$ 26 mil, segundo a Seap, e todas as celas voltaram a ter características normais: 16m², com capacidade para seis pessoas, três beliches, chuveiro de água fria, pia e vaso sanitário.

A unidade em Benfica tem capacidade para 162 presos de nível superior e com débitos de pensão alimentícia, e outras 502 vagas de triagem, por onde passam todos os presos antes de serem transferidos para outras penitenciárias no Estado.

De acordo com a Seap, nove viaturas fizeram a remoção dos presos. A assessoria da secretaria não soube informar se os detentos puderam receber a visita de familiares neste domingo.

Segundo a secretaria, a nova unidade prisional é monitorada 24 horas por dia por meio de 53 câmeras instaladas dentro das galerias, portarias, pátio de visitas, banho de sol, conforme determinação da Justiça.


Endereço da página:

Links no texto: