Folha de S. Paulo


Lobista da JBS sugere entregar propina em isopor com 'picanhas por cima'

Bruno Santos/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 19-05-2017: O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) chega de Nova York no Aeroporto de Guarulhos, após ter seu citado na delação de executivos da JBS. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** FSP-PODER *** EXCLUSIVO FOLHA***
O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR)

Em conversa com o deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), o lobista da JBS, Ricardo Saud, diz que que entrega de dinheiro de propina poderia ser feita em caixas de isopor, com "picanhas por cima".

No diálogo gravado pelo delator e que integra o acordo de delação premiada da JBS, homologado na semana passada, Saud sugere a Loures que simulem que entrega de dinheiro em espécie seria uma entrega de carne.

"Tem vez que ele pode até levar uma caixa de isopor, tá buscando carne, entendeu? Ó minha carne aí e tal...muita gente faz isso. Acaba pondo umas picanha mesmo por cima e tal, não tem imposto não tem nada", disse ele, mostrando que a prática era adotada na empresa.

O local em que a caixa de isopor seria entregue é a escola Germinare, projeto social da empresa em São Paulo.

O plano não aconteceu. O deputado e ex-assessor da presidente Michel Temer pegou uma mala com R$ 500 mil numa pizzaria em São Paulo.

Nas investigações, Loures é apontado como intermediário de Temer para assuntos do grupo JBS com o governo. O presidente nega.

Após a delação de Joesley Batista, um dos donos da JBS, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin determinou o afastamento de Loures do mandato de deputado federal.


Endereço da página:

Links no texto: