Folha de S. Paulo


Irmã de Aécio Neves é presa em Belo Horizonte

Marcos Alves/Agência O Globo
Andrea Neves, irmã de Aécio, chega à sede da Polícia Federal em Belo Horizonte
Andrea Neves, irmã de Aécio, chega à sede da Polícia Federal em Belo Horizonte

A Polícia Federal prendeu a irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves, em Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira (18). Ele é presidente nacional do PSDB.

Além de Andrea, foram presos outros investigados na manhã desta quinta: o primo de Aécio Frederico Pacheco de Medeiros, que segundo as investigações recebeu o dinheiro que Joesley direcionou ao senador, uma irmã de Funaro, de nome Roberta, além de um assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG).

Há também um mandado de prisão preventiva contra o procurador da República Ângelo Goulart Vilela, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Residências de Aécio foram alvos de mandados de busca e apreensão. Também são alvos da operação o senador Perrella, o deputado Rocha Loures (PMDB-PR) e Altair Alves, conhecido por ser braço direito do deputado Eduardo Cunha.

Divulgação
Andrea Neves, irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG)
Andrea Neves, irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG)

Buscas também são feitas na casa do coronel João Baptista Lima Filho, ligado a Temer. Os mandados foram autorizados pelo STF.

Entre os locais de busca, segundo investigadores, estão a residência de Aécio no Rio e em Brasília, de Andrea, no Rio, e o Congresso.

Há mandados judiciais também relativos ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atualmente preso em Curitiba, e Lúcio Bolonha Funaro, apontado como seu operador. Todos já foram cumpridos.

A operação desta foi batizada de Patmos, em referência à ilha grega onde. segundo a Bíblia, são João recebeu as revelações sobre o Apocalipse.

Operação Patmos - Alvos de mandado de prisão nesta quinta-feira (18/05)

OUTRO LADO

O advogado de Frederico Pacheco de Medeiros —primo de Aécio—, Maurício Campos Júnior, afirmou que seu cliente "preferiu não responder" aos questionamentos da PF até conhecer os elementos do processo.

Ainda segundo ele, a fala do senador —que se referiu a seu primo como alguém "que poderia matar antes da delação"— foi uma "força de expressão" do político mineiro.

Medeiros está preso na penitenciária Nelson Hungria, na região metropolitana de Belo Horizonte. Fred, como é conhecido o ex-diretor da Cemig, é apontado como o portador das mochilas com o dinheiro do grupo JBS destinado a Aécio.

AFASTAMENTO

O STF (Supremo Tribunal Federal) ainda afastou Aécio do cargo. Ele aparece, segundo reportagem do jornal "O Globo", em gravação pedindo R$ 2 milhões a donos do frigorífico JBS, que negociam delação premiada.

Também foi afastado, a pedido da Procuradoria-Geral da República, o deputado Rocha Loures, um dos assessores mais próximos do presidente Michel Temer e que teria sido filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil.

Na decisão de Fachin relativa ao afastamento de Aécio, o ministro determinou ainda que ele não mantenha contato com outros investigados e o proibiu de deixar o país.


Endereço da página:

Links no texto: