Folha de S. Paulo


Governo quer retomar voos em classe executiva para autoridades

Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente Michel Temer promove reunião com a base aliada na Câmara dos Deputados e membros titulares e suplentes da comissão especial da Reforma da Previdência, nesta terça-feira (11) no Palácio do Planalto em Brasília. Participam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); do secretário da Previdência, Marcelo Caetano; e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Henrique Meirelles (Fazenda) e Moreira Franco (Secretaria Geral).
Michel Temer durante reunião com a base aliada no Palácio do Planalto

O governo Michel Temer propôs retomar a compra de passagens aéreas em classe executiva para políticos e outras autoridades – o que ficou proibido na lei orçamentária deste ano.

No projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que estabelece as regras e parâmetros para as contas de 2018, o governo incluiu um parágrafo que permite a aquisição de bilhetes de classe executiva para ocupantes de 12 cargos dos três Poderes que viajarem a serviço.

Segundo o texto, teriam direito às passagens o presidente e o vice-presidente da República, ministros, deputados, senadores, desembargadores federais, ministros de tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União, o procurador-geral e os subprocuradores-gerais da República, o defensor público-geral federal e os comandantes
das Forças Armadas.

Essa regra era comum em orçamentos anteriores, mas foi modificada pelo Congresso no ano passado.

Na ocasião, o governo Dilma Rousseff também propôs que algumas autoridades pudessem viajar em classe executiva, mas uma emenda aprovada por deputados e senadores excluiu essa possibilidade.

Uma nota técnica da Câmara e do Senado afirmava que a medida era simbólica, uma vez que "a quantidade de autoridades alcançadas pela proposta é pequena". "Porém, há uma mensagem de cunho simbólico relacionada à gestão dos recursos públicos, mormente em períodos de crise fiscal", dizia o texto.

O texto da LDO de 2017, então, passou a dispor que "a aquisição de passagens aéreas para servidor ou membro dos Poderes, do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União será feita exclusivamente em classe econômica", sem exceções.

No projeto que deve disciplinar o orçamento de 2018, que o governo Temer enviou ao Congresso em abril, a permissão de compra dessas passagens na classe executiva aparece novamente. Outros servidores e autoridades de escalões inferiores só poderão voar em classe econômica.

O texto, assim como nos anos anteriores, estabelece ainda que só poderão ser adquiridos bilhetes aéreos para servidores e autoridades "no estrito interesse do serviço público".

O projeto de lei enviado por Temer ao Congresso prevê um déficit de R$ 129 bilhões, o que revela a diferença entre a previsão de receitas e despesas do governo para o ano que vem.

Para equilibrar as contas, o Planalto cortou benefícios tributários, como a desoneração da folha de pagamento, e trabalha para aprovar reformas consideradas impopulares, como a da Previdência.

Ao assumir o governo, em maio de 2016, Temer anunciou medidas de corte de gastos, como a redução do número de ministérios, a auditoria de programas sociais e uma revisão de subsídios e incentivos fiscais.

Em dezembro, o Congresso aprovou e promulgou a Proposta de Emenda à Constituição do Teto, elaborada pelo governo, que passa a limitar, por 20 anos, os gastos públicos.

O governo foi procurado para comentar a proposta. Não houve retorno até o momento da publicação deste texto.

O Ministério do Planejamento informou que a LDO de 2018 "restabelece tratamento equânime entre os chefes de Poderes, como sempre ocorreu nos anos anteriores".

"Em 2017, o Congresso inseriu uma emenda restringindo o acesso aos voos executivos de todos os chefes dos Poderes, o que não está previsto para 2018", afirmou a pasta.


Endereço da página:

Links no texto: