Folha de S. Paulo


Um ano após assumir governo, Temer não teve êxito em suas prioridades

Eraldo Peres-08.mai.2017/Associated Press
Brazil's President Michel Temer listens in during a event at the Brazilian Institute of Research in Brasilia, Brazil, Monday, May 8, 2017. A year after taking power amid a bitter impeachment battle, the promises by Brazilian President Michel Temer are on hold or lost. (AP Photo/Eraldo Peres) ORG XMIT: ERA303
Michel Temer em cerimônia de sanção do projeto de lei que cria a Identificação Civil Nacional

Michel Temer ainda não teve êxito em prioridades que estabeleceu para o seu mandato em discurso feito quando assumiu a Presidência.

No seu primeiro pronunciamento no comando do país, há exatamente um ano, ele disse que sua fala representava parte "de um ideário" que ele oferecia ao Brasil.

Em sua estreia como então presidente interino, destacou que o maior objetivo da gestão era a redução do desemprego e lançou um slogan: "Não fale em crise, trabalhe".

Em um ano, apesar do país ter criado em fevereiro 35,6 mil vagas formais, foram fechados 63,6 mil postos com carteira assinada em março. No primeiro trimestre, o desemprego atingiu recorde de 14,2 milhões de pessoas.

O presidente também disse que sua gestão necessitava de apoio popular e que o "povo precisa colaborar e aplaudir as medidas" adotadas. As duas principais reformas defendidas pelo presidente, trabalhista e previdenciária, porém, são rejeitadas pela maioria da população.

Segundo pesquisa Datafolha, 58% acreditam que a trabalhista acarretará em menos direitos aos trabalhadores e 71% se posicionam contra a previdenciária.

O peemedebista afirmou ainda que teria empenho na revisão do pacto federativo, já que, para ele, as unidades da federação precisam "ganhar autonomia verdadeira", "não sendo uma federação artificial" como atualmente.

A atual administração, contudo, não conseguiu realizá-la. O socorro aos Estados em calamidade financeira só passou pela Câmara nesta quarta (10) e ainda precisa ser votada pelo Senado.

A renegociação dos débitos com o BNDES ainda depende de decreto presidencial. A reforma do ICMS ainda está em discussão entre os Estados e a equipe econômica.

EQUILÍBRIO

No discurso do ano passado, Temer ressaltou também a necessidade imediata de restaurar o equilíbrio das contas públicas e fazer com que a evolução do endividamento volte a um patamar de sustentabilidade ao longo do tempo. "Quanto mais cedo formos capazes de reequilibrar as contas públicas, mais rápido conseguiremos retomar o crescimento", disse.

O governo aumentou o congelamento dos gastos federais no Congresso. O rombo nas contas públicas parou de aumentar em outubro, mas a trajetória do endividamento público é ascendente.

A expectativa oficial é a de que o país saia do vermelho apenas em 2020, quando o mandato do peemedebista já terá acabado, e a dívida só passe a cair em meados da próxima década.

O presidente também elencou em seu discurso inicial metas que conseguiu realizar ao longo de um ano. Ele manteve programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. "São projetos que deram certo, e, portanto, terão sua gestão aprimorada", afirmara.

No período, os juros oficiais e o índice de inflação apresentaram quedas, como Temer havia defendido. "Eu quero também remover, pelo menos nós faremos um esforço extraordinário para isto, a incerteza introduzida pela inflação dos últimos anos", disse.

A atividade econômica também demonstrou sinais de melhoras, apesar de o setor industrial ainda apresentar resultados negativos.

-

AS METAS DE TEMER

O discurso e a prática do que o presidente chamou de "ideário para o país"

Ícones da Editoria de Arte - Ícones Projeto Gráfico - Ícone genérico - Reforma trabalhista - Geral

DESEMPREGO
"Além de modernizar o país, estaremos realizando o maior objetivo do governo: reduzir o desemprego"

Em março, foram fechados 63,6 mil postos com carteira assinada e, no primeiro trimestre, o desemprego atingiu recorde de 14,2 milhões de pessoas

Ícones da Editoria de Arte - Ícones Projeto Gráfico - Ícone genérico - Reforma trabalhista - Geral

INFLAÇÃO
"Eu quero também remover, pelo menos nós faremos um esforço extraordinário para isso, a incerteza introduzida pela inflação dos últimos anos"

A inflação oficial passou de 9,32%, em maio do ano passado, para 4,08%, em abril deste ano. A diminuição é resultado da recessão, que reduziu o consumo, e da adoção de uma postura mais ortodoxa pelo Banco Central

Ícones da Editoria de Arte - Ícones Projeto Gráfico - Ícone genérico - Reforma trabalhista - Geral

APOIO POPULAR
"O povo precisa colaborar e aplaudir as medidas que venhamos a tomar"

Segundo a última pesquisa Datafolha, o presidente Michel Temer tem apenas 9% de aprovação, e as principais reformas governistas são rejeitadas pela maioria da população

Ícones da Editoria de Arte - Ícones Projeto Gráfico - Ícone genérico - Reforma trabalhista - Geral

PROGRAMAS SOCIAIS
"Reafirmo e o faço em letras garrafais: vamos manter os programas sociais. O Bolsa Família, o Pronatec, o Fies, o Prouni, o Minha Casa Minha Vida"

O peemedebista realizou mudanças nos programas sociais, mas manteve as iniciativas das gestões petistas

Ícones da Editoria de Arte - Ícones Projeto Gráfico - Ícone genérico - Reforma trabalhista - Geral

PACTO FEDERATIVO
"Eu tenho empenho e terei empenho nisso é a revisão do pacto federativo. Estados e municípios precisam ganhar autonomia verdadeira sobre a égide de uma federação real"

O socorro aos Estados em calamidade ainda não passou pelo Senado. A renegociação dos débitos com o BNDES depende de decreto presidencial, e a reforma do ICMS está em discussão

Ícones da Editoria de Arte - Ícones Projeto Gráfico - Ícone genérico - Reforma trabalhista - Geral

PACIFICAÇÃO NACIONAL
"Reitero, como tenho dito ao longo do tempo, que é urgente pacificar a nação e unificar o Brasil. É urgente fazermos um governo de salvação nacional"

O país ainda segue dividido e o clima de animosidade entre favoráveis e contrários ao governo não diminuiu


Endereço da página: