Folha de S. Paulo


Em oposição a Moro, ex-ministro pede mais militância em Curitiba

Vídeo divulgado por Gilberto Carvalho

Vídeo divulgado por Gilberto Carvalho

Em oposição ao juiz Sérgio Moro, o ex-ministro Gilberto Carvalho (PT) divulgou um vídeo pedindo que os militantes petistas viajem, sim, a Curitiba para acompanhar o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para esta quarta-feira (10).

"Curitiba não é propriedade dos coxinhas", afirmou.

"O clima é um clima de paz. Ao contrário do que andaram dizendo por aí, nós viemos com as mãos estendidas para o povo curitibano, que sabe que vai receber aqui não baderneiros, mas lutadores de seus direitos", diz o ex-ministro, que gravou a mensagem já na capital paranaense.

Também em vídeo, divulgado no sábado, Moro havia pedido que os apoiadores da Operação Lava Jato não fossem ao Paraná se manifestar durante o depoimento.

O magistrado disse que pretendia evitar "alguma espécie de confusão". "Acima de tudo, não quero que ninguém se machuque em eventual conflito ou discussão nessa data. Por isso a minha sugestão é: não venha, não precisa. Tudo vai ocorrer na normalidade."

"Não te preocupe. Vai ser uma festa linda, uma festa democrática, pacífica", rebate o ex-ministro, sem fazer menção direta ao juiz.

Carvalho afirma ainda que Lula, a quem chama de "bicho velho", está "sereno" e "a mil por hora". "Se Deus quiser vai ter um desempenho brilhante."

O petista diz ainda no vídeo que a capital do Paraná fez uma das maiores manifestações durante a greve do dia 28 e afirma que os curitibanos são "um povo da luta, como nós". "Curitiba não é propriedade dos coxinhas", afirma.

Ele pede que os militantes "não entrem em provocações". "Vai ser um clima de festa e de imensa solidariedade ao companheiro Lula, que corajosamente vai demonstrar pro Moro que não pode condenar quem não praticou crime, que não se pode condenar a partir de opiniões ou convicções."

Pedro Ladeira - 3.fev.2016/Folhapress
Gilberto Carvalho, ex-ministro de Lula e de Dilma Rousseff
Gilberto Carvalho, ex-ministro de Dilma Rousseff

PAPELADA

O Instituto Lula divulgou na noite de segunda-feira (8) uma imagem com cópia das cem mil páginas de documentos que foram juntadas ao processo entre os dias 28 de abril e 2 de maio.

Segundo texto publicado na página de Lula, "há seis meses advogados do ex-presidente pediram acesso aos documentos".

Sob o título "por que a defesa de Lula pediu suspensão do processo do triplex", a nota diz ainda que a Petrobras juntou as páginas "sem índice ou ordem cronológica".

Divulgação
Foto de documentos da Petrobras divulgada pela defesa de Lula
Foto de documentos da Petrobras divulgada pela defesa de Lula

Endereço da página:

Links no texto: