Folha de S. Paulo


Agência vencedora de licitação ocupa 26º lugar no ranking do setor

Reprodução
PEDRO QUEIROLO Foto: Reproducao ORG XMIT: dIsn3kxmkQuTCvLeNQNG ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Pedro Queirolo, controlador da agência Multi Solution

O resultado da concorrência de publicidade do Banco do Brasil, vencido pela agência Multi Solution, causou perplexidade entre profissionais de propaganda. A agência selecionada em primeiro lugar para assumir um terço da conta do Banco do Brasil –as outras duas vencedoras foram Z+ e Nova/sb– não tem experiência prévia com contas públicas ou com clientes do setor financeiro.

Quarta colocada na disputa, a agência NBS afirmou que vai entrar com um recurso, mas não quis comentar.

A Multi Solution não é associada da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), que representa institucionalmente o setor, com 250 associados.

Ocupa a 26ª posição no ranking das maiores agências do país, segundo a pesquisa Kantar Ibope Media. Movimenta uma verba de mídia de R$ 1,2 bilhão –só a licitação do BB lhe renderia contrato de R$ 500 milhões anuais.

A empresa tem entre os clientes as marcas Wizard, Microlins, C&C e Biolab.

Controlada pelo empresário e piloto de corrida Pedro Queirolo, 41, a Multi Solution cresceu ao conquistar a conta da cerveja Itaipava, do Grupo Petrópolis. Queirolo é amigo e parceiro de pistas de Cléber Faria, então sócio e diretor comercial da cervejaria e sobrinho do controlador, Walter Faria.

Em delação, executivos da Odebrecht disseram que a empreiteira utilizou a Itaipava para canalizar caixa dois para diversos partidos.

Em 2009, a Itaipava firmou patrocínio de três anos com a organização do GT3 Brasil, que passou a se chamar Itaipava GT3 e tinha Queiroz e Cléber disputando os pódios.

Os valores não chegaram a ser divulgados, mas na época a imprensa especializada destacou o ineditismo de um patrocínio de longo prazo para a competição.

Queirolo perdeu a conta quando Walter Faria rompeu com o sobrinho Cléber, afastando-o do cargo executivo e comprando sua parte na sociedade, no final de 2011. Na época da disputa familiar, o motivo alegado foi justamente problemas com valores pagos com patrocínio e apoio a equipes no automobilismo.

Há pouco menos de dois anos, a Multi Solution voltou a ter uma cervejaria no portfólio: a Cervejaria Cidade Imperial, de Petrópolis.

Fundada em 1997 por Francisco Orléans e Bragança, a cervejaria foi adquirida pelo grupo Irmãos Faria, de Cléber Faria, em 2015. No início deste ano, Cléber voltou a patrocinar o GT3, agora com a marca Império, da cervejaria petropolitana, atendida pela Multi Solution.

Cléber foi preso em janeiro deste ano por crime ambiental relacionado à construção de uma fábrica, mas foi solto após pagar fiança.

De acordo com o site de Queirolo, ele já disputou 134 provas de carros de turismo (GT) e subiu ao pódio 68 vezes, 14 no topo.


Endereço da página:

Links no texto: