Folha de S. Paulo


Santana diz que reduziu aparições de Temer por imagem ligada a satanismo

Ueslei Marcelino - 12.abr.2017/Reuters
Brazil's President Michel Temer attends a ceremony at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil April 12, 2017. Picture taken April 12, 2017. REUTERS/Ueslei Marcelino ORG XMIT: UMS03
O presidente Michel Temer, em evento há duas semanas em Brasília

O marqueteiro João Santana disse ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que decidiu diminuir as aparições de Michel Temer (PMDB) em peças publicitárias da campanha de 2014 ao constatar prejuízo entre eleitores.

Em depoimento nesta segunda (24), ele afirmou que pesquisas internas revelavam queda das intenções de voto quando o então candidato a vice participava das propagandas.

O motivo, segundo Santana, seria que historicamente a imagem de Temer ficou relacionada com o "satanismo". O marqueteiro afirmou que a vinculação do presidente com o tema se espalhou na internet principalmente em 2010 e que isso se refletiu nas respostas das pessoas que participavam de pesquisas internas.

De acordo com apuração da Folha, o publicitário fez uma divagação para tentar explicar o que ele achava que teria dado origem a esse elo entre Temer e "satanismo". Ele disse que quando era jovem fez um estudo profundo em cima do 'ocultismo' - conjunto de teorias sobre poderes sobrenaturais - e que em suas leituras encontrou um personagem do século 17 que tinha o mesmo nome do presidente e que era adepto do satanismo.

Segundo pessoas que acompanharam o depoimento, João Santana deu risadas enquanto falava sobre o assunto.

A afirmação do marqueteiro foi em resposta a uma pergunta do ministro Herman Benjamin sobre o papel do vice-presidente na campanha.

Santana afirmou que sua relação com Temer era apenas nos dias em que havia gravações de comerciais a serem feitas.

Para o publicitário, o atual presidente também foi beneficiado pelo caixa 2 da campanha.

Benjamin é o relator da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer no TSE.

O julgamento chegou a começar mas foi paralisado para que a defesa dos investigados tivessem mais tempo para manifestações e também para que novas testemunhas fossem ouvidas.

João Santana e sua mulher, Mônica Moura, prestaram depoimento em Salvador (BA). Um funcionário do casal, André Santana, também foi interrogado.

Procurada, a defesa de Temer não atendeu às ligações da reportagem.


Endereço da página: