Folha de S. Paulo


Relator da reforma da Previdência recebeu R$ 200 mil, dizem delatores

Divulgação
Arthur Maia Reunião sobre o Novo Código Comercial na CCJ 12.06.2013 https://www.flickr.com/photos/arthurmaia/9160077611/ DEPUTADO ARTHUR DE OLIVEIRA MAIA
O deputado Arthur Maia, relator da reforma da Previdência

O relator da reforma da Previdência, o deputado Arthur Maia (PPS-BA), recebeu R$ 200 mil da Odebrecht em sua campanha para a Câmara em 2010, de acordo com os delatores da Odebrecht Claudio Mello Filho e José de Carvalho Filho.

Os recursos foram entregues pelo departamento de operação estruturada da Odebrecht para "Tuca", o apelido do parlamentar dentro da Odebrecht.

O ministro do Supremo Edson Fachin determinou a abertura de inquérito para apurar a veracidade do relato dos delatores. Mandou também a Polícia Federal fazer as diligências pedidas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A abertura dos inquéritos não implica culpa dos investigados. A partir da decisão, os investigadores e os advogados apresentam provas para determinar se há indício de autoria do crime ou não.

Depois disso, o Ministério Público decide se apresenta uma denúncia ou pede o arquivamento do inquérito. Se a denúncia for apresentada e aceita pelo Supremo, o investigado se torna réu e passa a ser julgado pelo tribunal.


Endereço da página:

Links no texto: