Folha de S. Paulo


Para Marinho, preocupação de Dilma com prisão de Lula é perda de tempo

Jorge Araujo/Folhapress
São Bernardo do Campo SP BrasiL 09 04 2017 O ex presidente Luiz Inacio Lula da Silva chega para votação na sede do PT em São Bernardo eleições diretas para dirigentes municipais em mais de 4.000 cidades PODER. Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XXX
Lula chega para votação para o comando petista na sede do partido em São Bernardo do Campo

O ex-ministro e ex-prefeito de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) Luiz Marinho chamou de "perda de tempo" a preocupação manifestada pela ex-presidente Dilma Rousseff de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venha a ser preso.

No sábado (8), em evento nos Estados Unidos, Dilma afirmou ter medo da prisão de Lula, o que inviabilizaria a candidatura do petista à Presidência. Neste domingo (9), após acompanhar Lula na votação para eleger o comando petista, Marinho minimizou esse risco.

"Não tem que perder tempo com isso. Deixe para os advogados", reagiu Marinho, afirmando que "não há como prender Lula, não há como condenar o Lula".

O ex-presidente chegou às 9h40 à sede do PT em São Bernardo do Campo. Após votar, abraçou militantes e posou para fotos.

Lula não quis dar declarações, afirmando que hoje essa seria uma tarefa de Marinho.

Candidato de Lula à presidência estadual do PT, Marinho disse nutrir a expectativa de que o senador Lindbergh Farias (RJ) retire seu nome da disputa pelo comando nacional do partido em apoio à senadora Gleisi Hoffman (PR).

Segundo Marinho, Lindbergh se comprometeu a apoiar Gleisi caso fosse ela a candidata e "está pendurado em sua palavra".

Ao comentar a pesquisa Datafolha sobre o desempenho do prefeito paulistano João Doria (PSDB), Marinho disse considerar alto um índice de 20% de rejeição há apenas 100 dias de governo.

E recomendou que Doria "prefeite" mais, pense em gestão, deixando para a zeladoria o trabalho de pintura de muros.

Marinho disse que "como prefeito, Doria é um grande marqueteiro". Ele chamou de ridículo o fato de um prefeito dedicar sua agenda à pintura de muros. Afirmou ainda que, se pudesse dar uma colaboração ao tucano, sugeriria que ele colocasse "a cabeça na gestão".

DE FORA

O PT tem 1,58 milhão de filiados. Para ter direito a voto, eles teriam que pagar sua contribuição partidária até o dia 20 de março. Do contrário, não poderiam votar.

Candidato à presidência do PT, o senador Lindbergh Farias (RJ) foi um dos que não puderam votar. Ele diz ter pagado sua contribuição no dia 28, porque não tinha sido avisado dos prazos para participação do PED.

"Ninguém me avisou. Espero que não tenha sido feito de propósito por essa burocracia partidária. Espero que não seja mais um jogo sujo", queixou-se.


Endereço da página:

Links no texto: