Folha de S. Paulo


'Quero crer que Moro não me reconheceu', diz Bolsonaro

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 30-03-2017, 12h00: O juiz federal Sérgio Moro participa de audiência pública da Comissão da câmara que analisa mudanças no código penal. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) BRASILIA, DF, BRASIL, 09-11-2016, 12h00: Reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da câmara dos deputados. O conselho decidiu não prosseguir com a representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) por apologia à tortura, por ter homenageado o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos maiores símbolos da repressão durante a ditadura militar. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Juiz Sergio Moro (esq.) e o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ)

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) tem duas teses para explicar por que foi esnobado pelo juiz Sergio Moro, ao tentar cumprimentá-lo no aeroporto de Brasília.

"Ou ele não me reconheceu, ou me ignorou. Quero crer que ele não me reconheceu", diz, dois dias após vídeo com o episódio viralizar na internet.

Moro e Bolsonaro

A gravação foi reproduzida na quinta-feira (30) por "Somos Todos Bolsonaro", perfil no Facebook que defende a pré-candidatura à Presidência do deputado e prega que, se eleito fosse, Bolsonaro deveria chamar Moro para ser ministro da Justiça.

Os dois se encontram na praça de alimentação do aeroporto. Bolsonaro caminha em direção à câmera e orienta o autor da filmagem a captar sua abordagem ao juiz, que conversava com um grupo na frente de uma lanchonete de pães de queijo.

Bolsonaro tenta puxar papo e, com discrição, bate continência: "Doutor Moro...!". Dá um tapinha no ombro do juiz, que responde com um aceno rápido de cabeça e, aparentemente, sai sem falar nada.

Por telefone, o deputado reitera sua "admiração" pelo "excelente trabalho" que o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba está fazendo à frente da Operação Lava Jato. Não quer especular sobre o que levaria Moro a deixá-lo "no vácuo". "Ele que tem que responder, até porque eu sou uma pessoa que sempre tratei com dignidade todo mundo. A bola tá com ele, não tá comigo, não."

Para comprovar seu trânsito com autoridades, Bolsonaro lembra que, certa vez, conversou por 20 minutos, num voo, com Joaquim Barbosa, à época ministro do Supremo Tribunal Federal responsável pela relatoria do Mensalão. "Ele me citou como o único deputado da base aliada que não foi comprado pelo PT."

Em 2012, durante sessão do Supremo, Barbosa destacou que o deputado (na época filiado ao PP) foi raro caso de parlamentar da base governista que votou contra o interesse da gestão petista em temas como reforma tributária. "Todos os demais votaram orientados pelo líder do governo do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados.

A Folha procurou a assessoria de imprensa de Sergio Moro para ouvir a versão dele sobre o esbarrão no aeroporto, mas não obteve resposta até a noite de sábado (1º).


Endereço da página:

Links no texto: