Folha de S. Paulo


'Beija-mão' a bispo evangélico já incluiu Temer, Doria, Alckmin e Cunha

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito João Doria (PSDB), o ministro Gilberto Kassab (PSD), os presidentes da Assembleia paulista, Cauê Macris (PSDB), e da Câmara Municipal paulistana, Milton Leite (DEM). Nenhum faltou.

Alexandre de Moraes não foi. Mandou desculpas pelo WhatsApp: na data, o último dia 22, tomava posse no Supremo Tribunal Federal. Ou iria. Ganhou oração coletiva com votos de "abençoado!".

O poder do bispo Samuel Ferreira pode ser medido pela lista de RSVP para a convenção nacional da Assembleia de Deus Madureira, num prédio em São Paulo vizinho ao Templo de Salomão da Igreja Universal. Assembleianos compõem a maior denominação evangélica do Brasil. Samuel preside uma das múltiplas ramificações da igreja –e a com maior capital político.

Esta o presidente Michel Temer perdeu, mas é velho conhecido das reuniões da Madureira.

Karime Xavier - 25.set.2012/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL,-- 25/09/2012,16 h00 : Retrato de Samuel Ferreira, líder da Assembleia de Deus, da congregação madureira. Recentemente, ao falar para 10 mil obreiros, perguntou aos fiéis:
O bispo Samuel Ferreira, presidente da Assembleia de Deus Madureira

Em 2014, quando era vice-presidente e concorria para ser reeleito na chapa de Dilma Rousseff (PT), o peemedebista publicou uma foto no Facebook: ele no aniversário de 46 anos do "amigo" Samuel, que está de gravata e lenço de bolso laranjas, terno azul-marinho quadriculado e colete com estampa colorida –uma exceção entre as vestes monocromáticas ao redor.

Temer foi levado à Assembleia pelo então aliado Eduardo Cunha, do mesmo PMDB. O deputado evangélico teria dois anos agitados pela frente: seria eleito presidente da Câmara, cassado pelos pares, preso e condenado a 15 anos de prisão na Lava Jato.

Na ocasião, era apenas "nosso grande representante", o "homem de fé" que lhe dava um "auxílio extraordinário", bradou o vice –que ainda diria ter "muito gosto" por estar ao lado da então parceira Dilma, mulher "vocacionada para a espiritualidade".

Temer definiu Cunha e o pai de Samuel como os "generais eleitorais" de sua terceira eleição para presidente da Câmara, em 2009. Na época, os três eram colegas: ele, Cunha e o bispo Manoel Ferreira, então deputado pelo PR.

A proximidade com o parlamentar cassado colocou o filho de Manoel no radar da Lava Jato. Samuel e sua igreja aparecem num processo que tramita no Supremo.

Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República, com ajuda dos lobistas e futuros delatores Júlio Camargo e Fernando Soares (vulgo Fernando Baiano), Cunha transferiu R$ 250 mil para uma conta bancária da Assembleia. O dinheiro faria parte de propina de US$ 5 milhões que o deputado supostamente recebeu.

Divulgação
João Doria e o deputado especial Cezinho da Madureira (DEM-SP) na convenção da Assembleia de Deus Madureira Divulgação
João Doria e o deputado estadual Cezinho da Madureira (DEM-SP) na Assembleia de Deus Madureira

"Houve má vontade com a igreja", diz à Folha Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, advogado de Samuel. "Como pode, entre milhares de doações, um pastor de uma igreja tão capilarizada identificar quem fez uma delas? Se o mesmo cidadão desse o dízimo à Igreja Católica, [a PGR] estaria processando o papa?"

Sobre a extensão da Madureira não há dúvidas. Sob sua aba, há centenas de igrejas e cerca de 70 mil pastores para atender um país 30% evangélico. Mais dados sobre o avanço da religião no Brasil ficaram a cargo do presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, levado à convenção pelo líder do Partido Social Cristão, Pastor Everaldo.

MANDA UM WHATSAPP

Na abertura do evento, Samuel contou que fala "diretamente no telefone" de Alexandre de Moraes, "sempre uma pessoa muito respeitadora dos evangélicos". Pastores vindos de 220 caravanas de todo o país oraram para que Deus abençoasse o novo ministro do STF.

Outro contato em sua agenda telefônica: João Doria. Esse ganhou bênção ao vivo, quando vários pastores pousaram as mãos em sua cabeça, ele de joelhos no palco."O prefeito tem sido alguém com quem a gente pode contar", disse Samuel, que em seguida exaltou a luta do tucano contra "os pichadores" de São Paulo. Doria retribuiu o afago: "Entre amigos nós dizemos: a química existe.

"Quando [Doria] manda um WhatsApp saio mostrando pra todo mundo, óbvio. Faturar um pouquinho não faz mal a ninguém", brincou o bispo, que pediu aplauso de pé para o prefeito. "A igreja só se levanta para receber quem está em patamar altíssimo. Aqueles que querem saudar [o prefeito] digam amém bem forte!" E foi feita a sua vontade.

Anna Virginia Balloussier/Folhapress
João Doria recebe benção em reunião da Assembleia de Deus Madureira
João Doria recebe benção em reunião da Assembleia de Deus Madureira

Alckmin foi à convenção na manhã seguinte e lá declarou: "Feliz a cidade, o Estado, a nação cujo Deus é o senhor". Dias depois, convidou o deputado estadual Cezinha da Madureira (DEM), soldado da igreja até na assinatura política, para ser vice-líder do governo na Assembleia Legislativa.

Em seu gabinete, pastor Cezinha diz que é normal o interesse de grandes dirigentes por sua casa de fé. "Está na Constituição: o poder emana do povo." E o povo brasileiro, afinal, é cada vez mais evangélico. Uma vez que "toda autoridade é constituída por Deus", toda coloração política é bem-vinda, afirma.

Isso explica porque a mesma igreja que apoiou Dilma em 2014 abre a porta para vários de seus rivais -como José Serra, que em sua primeira semana como ministro das Relações Exteriores concedeu passaporte diplomático ao bispo Samuel e sua esposa.

Na campanha presidencial, a petista visitou um congresso da Madureira e foi fustigada pelo pastor Silas Malafaia, de uma Assembleia dissidente: "Dilma dá uma de crente, QUE VERGONHA!!! Só não disse que crê no comunista Fidel Castro".

Na igreja, ela exaltou o trabalho social da Madureira e pediu: "Não se esqueçam de orar por mim. Eu estarei contando muito com isso". Samuel agradeceu: "Me senti gente hoje. Me senti reconhecido como ser humano".


Endereço da página:

Links no texto: