Folha de S. Paulo


Novo ministro do TSE foi motorista de deputado enquanto estudava direito

Nelson Jr.-31.mar.08/ASICS/TSE
Admar Gonzaga, advogado do DEM, protocola ação contra o presidente Lula, no TSE - 31/03/2008 Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE
O advogado Admar Gonzaga, recém-nomeado para o TSE, protocola ação no tribunal, em 2008

A ligação do advogado Admar Gonzaga, nomeado para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com o mundo político começou nos anos 80, quando se tornou motorista do deputado Renato Johnson, à época no PDS.

Durante o dia dirigia para o político, e à noite cursava direito.

Foi promovido a secretário e passou a cuidar do banco de dados do gabinete. "Acho que fui a primeira pessoa a colocar um computador pessoal no anexo 4 [da Câmara]".

Como entrou na Câmara antes da Constituição de 1988, é funcionário da casa, mesmo sem ter prestado concurso. Depois de formado, ele passou a trabalhar em lideranças de partidos e a ocupar cargos de assessoria parlamentar. Desde que entrou para o TSE, está licenciado.

Nas horas vagas, costuma velejar em Brasília. Desde a infância é amigo de Torben e Lars Grael. O veleiro é da classe star, o mesmo com que Torben ganhou o bronze na Olimpíada de Sidney (2000).

Na escritório, uma foto em que conduz o barco premiado ocupa espaço de destaque. "Ganhei o campeonato estadual várias vezes", diz.

Outro orgulho é o filho ator Henrique, conhecido como Henry Zaga. "Ele tirou o 'Gon' [do nome Gonzaga]. Foi indicação da 'manager' dele nos Estados Unidos", explica.

O filho, que mora em Los Angeles, estreará nesta sexta-feira (31) na série "Os 13 Porquês", produzida pela atriz e cantora Selena Gomez para a Netflix.


Endereço da página:

Links no texto: