Folha de S. Paulo


Nos três anos da Lava Jato, veja quais são as principais frentes da operação

A Operação Lava Jato, deflagrada em 17 de março de 2014, chega a seu terceiro aniversário com múltiplas frentes dentro e fora
do Brasil que rivalizam em importância com Curitiba, onde a investigação nasceu.

Até agora, foram cerca de 170 suspeitos presos e 24 permanecem detidos. A operação segue como em uma reação em cadeia, detalhada pela reportagem neste especial com os principais desdobramentos —clique na imagem abaixo para acessar.

Lava Jato três anos

As acusações dos ex-executivos da empreiteira, ainda sob sigilo, dependem da Procuradoria-Geral da República e do Supremo Tribunal Federal para terem consequências práticas sobre políticos com mandato.

Ao longo de seu terceiro ano, a operação ganhou novos personagens, como o juiz fluminense Marcelo Bretas e o relator da ação no TSE Herman Benjamin, que ouve testemunhas que já firmaram acordo de delação.

No fim de 2016, com a divulgação do acordo da Odebrecht com autoridades do Brasil, Estados Unidos e Suíça, a Lava Jato foi exportada para países da América Latina e da África, gerando crises políticas e novas investigações fora do Brasil.

A duração da operação, iniciada no Paraná como uma ofensiva contra operadores financeiros e doleiros, permanece imprevisível.


Endereço da página:

Links no texto: