Folha de S. Paulo


Com indicação de Moraes ao STF, Temer cogita dar Justiça ao PMDB

Alan Marques - 5.jan.2017/Folhapress
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, cotado para uma vaga no Supremo
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, cotado para uma vaga no Supremo

Com a indicação de Alexandre de Moraes (PSDB-SP) para o Supremo Trubunal Federal (STF), o presidente Michel Temer pode entregar o Ministério da Justiça ao PMDB, que tem se queixado da perda de espaço no governo.

O comando da Secretaria de Governo, que antes tinha como titular Geddel Vieira Lima (PMDB), foi entregue ao deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA).

Hoje, o partido do presidente tem apenas uma pasta a mais que o PSDB, o que tem sido apontado nos bastidores por parlamentares do partido como uma prova de que o espaço ocupado pela sigla está subdimensionado.

Além de Moraes, outro nome forte era o do presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Ives Gandra Filho. A escolha de Temer estava entre ambos —e Gandra Filho, teve um bom desempenho em pente fino realizado pelo setor de inteligência do governo federal entre os nomes cotados ao STF.

SUBSTITUIÇÃO NO SUPREMO
Quem são os cotados para a vaga de Teori no STF

O presidente passou o final de semana em conversas e encontros para escolher um nome. Na noite de domingo (5), teve uma reunião com o ministro Gilmar Mendes, do STF, no Palácio do Jaburu, para discutir as opções à vaga de Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no mês passado. Mendes tem sido peça fundamental na discussão sobre o assunto nos bastidores.

Inicialmente, o presidente tinha resistências em nomear alguém com vínculo partidário e que integrasse um cargo de confiança de seu governo. Ele foi convencido por aliados, no entanto, que Moraes tem o apoio da maioria dos ministros do Supremo e não teria dificuldades em ser aprovado em sabatina da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.


Endereço da página:

Links no texto: