Folha de S. Paulo


Saiba quem são os magistrados cotados para a vaga de Teori no STF

Alan Marques/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 05.05.2016. Os 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) se reúnem para discutir uma ação apresentada pela Rede pedindo para que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja afastado de imediato da Presidência da Câmara e impedido de estar na linha sucessória da Presidência da República. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER
Sessão reúne os 11 ministros do Supremo em maio de 2016

A Folha publicou, ao longo desta semana, uma série de perfis dos seis magistrado cotados para o STF (Supremo Tribunal Federal).

O novo nome deve ser indicado pelo presidente Michel Temer e ocupará a vaga do ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo em 19 de janeiro.

Ives Gandra Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, defende reformas trabalhistas e está identificado com as prioridades do governo Michel Temer. Há anos desenvolve atividades acadêmicas com o ministro Gilmar Mendes, um dos defensores de sua nomeação. Leia aqui o perfil do juiz.

Luis Felipe Salomão foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. Nasceu na Bahia e fez carreira no Rio. Projetou-se ao dirigir entidades de classe da magistratura, onde ganhou prestígio e fez muito lobby. Leia aqui o perfil do juiz.

Atual Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes é um nome forte para a vaga de Teori Zavascki. Mas sua atuação à frente da pasta, muito questionada, deverá pesar na balança. Entre os cotados, é o mais próximo de Temer. Filiado ao PSDB, o advogado saiu na frente na disputa, ao receber o apoio do ministro do STF Marco Aurélio, que considera Moraes o "nome ideal", pela experiência e bagagem jurídica. Leia aqui o perfil do ministro.

Outros três ministros têm sido citados como prováveis indicações: João Otávio de Noronha, Humberto Martins e Mauro Campbell, os três do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Leia aqui o perfil dos três.


Endereço da página:

Links no texto: