Folha de S. Paulo


Eunício Oliveira, do PMDB, é eleito presidente do Senado

Andressa Anholete/AFP
Senator Eunicio Oliveira during the Senate session to elect the new president of Brazil's upper house of Congress in Brasilia on February 1, 2017. The dispute for the presidency of the Brazilian Senate is between Eunicio Oliveira (PMDB-CE), who has the support of the current president Renan Calheiros (PMDB-AL), and Jose Medeiros (PSD-MT). / AFP PHOTO / ANDRESSA ANHOLETE
O senador Eunício Oliveira, durante a sessão desta quarta (1º)

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito presidente do Senado na tarde desta quarta-feira (1).

Confirmando as expectativas, o peemedebista recebeu 61 votos, ante 10 de José Medeiros (PSD-MT). Outros dez senadores votaram em branco.

Seu mandato vai até fevereiro de 2019. Apoiado pelo Palácio do Planalto, Eunício assume o lugar de Renan Calheiros (PMDB-AL), que passa a ser o líder da bancada do PMDB na Casa.

O favoritismo de Eunício foi construído desde 2015, quando ele passou a trabalhar nos bastidores para suceder Renan. Nas últimas semanas, costurou os últimos acordos, incluindo com a bancada do PT, que garantiram uma ampla vitória nesta quarta.

Nem mesmo as acusações de ter recebido R$ 2,1 milhões da Odebrecht em troca da aprovação de uma medida provisória, conforme relato do delator Cláudio Melo Filho à Lava Jato, ameaçaram a vitória dele.

Ele nega ter recebido qualquer valor. "A MP 613. Não fui presidente da MP, não fui líder, vice-presidente, relator, não fiz uma emenda supressiva, aditiva...", afirmou em entrevista à Folha, na semana passada.

Na reta final, o PT, que rompeu com o PMDB no impeachment de Dilma Rousseff, fechou com Eunício. Para garantir espaço na Mesa Diretora do Senado, o PT acabou liberando o voto dos dez senadores. O partido deve ficar com a primeira-secretaria, indicando José Pimentel (CE).

Desde que se tornou senador, em 2011, Eunício almeja o comando do Senado. De lá para cá, enfrentou divergências internas no PMDB e aproveitou para ocupar espaços importantes na Casa, como a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e a liderança do seu partido.

Tesoureiro do PMDB há 14 anos, Eunício é considerado um aliado do presidente Michel Temer, mas seu histórico de oscilações preocupa aliados do presidente. O perfil conciliador e a discrição são fatores alardeados por aliados como uma característica forte e marcante que o trouxeram até aqui.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: