Folha de S. Paulo


Sem Teori Zavascki, não teria havido Lava Jato, diz Sergio Moro

Danilo Verpa - 5.out.2016/Folhapress
SAO PAULO - SP - 04.10.2016 - O juiz Sergio Moro, durante 5 Forum Nacional dos Juizes Criminais, realizado no hotel Renaissance, em Sao Paulo. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, PODER) ORG XMIT: SERGIO MORO
O juiz Sergio Moro, da Lava Jato, em evento em São Paulo

Em nota de condolências, o juiz federal Sergio Moro afirmou nesta quinta (19) que está "perplexo" com a morte de Teori Zavascki.

"Sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato", afirmou em uma nota de pesar emitido pela 13ª Vara Federal de Curitiba. Moro disse que o ministro foi "um grande magistrado e um herói brasileiro".

"Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente de interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido", disse.

Teori Zavascki, 68, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, morreu na tarde desta quinta-feira (19) em um acidente de avião na costa de Paraty (RJ).

O Corpo de Bombeiros do Rio confirmou que ao menos três pessoas morreram na queda. A capacidade da aeronave é de sete pessoas, incluindo tripulantes.

Juiz da corte desde 2012, ele era responsável pelos casos da Lava Jato que envolvem pessoas com foro privilegiado, como congressistas e ministros.

Leia a nota na íntegra:

"Tive noticias do falecimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki em acidente aereo. Estou perplexo. Minhas condolencias a familia. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um heroi brasileiro. Exemplo para todos os juizes, promotores e advogados deste pais. Sem ele, nao teria havido a Operac'ao Lavajato. Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicac'ao da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, nao seja esquecido."

FORÇA-TAREFA

Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato, também em nota, destacaram a "atuação firme" de Teori na relatoria da operação. "Sua atuação firme na relatoria da operação honrou o Supremo e foi um louvável serviço prestado ao país", afirmaram.

Os procuradores disseram que a trajetória profissional de Teori foi marcada pela "lisura e seriedade".

Leia a nota na íntegra:

Os procuradores que integram a força-tarefa Lava Jato na Procuradoria da República no Paraná lamentam o falecimento do magistrado e professor Teori Albino Zavascki, relator da operação no Supremo Tribunal Federal.O ministro Zavascki teve uma trajetória profissional marcada pela lisura e pela seriedade. Sua atuação firme na relatoria da operação honrou o Supremo e foi um louvável serviço prestado ao país."


Endereço da página:

Links no texto: