Folha de S. Paulo


Ataque de hacker prejudica acesso ao site da Folha

Usuários tiveram problemas ao acessar o site da Folha e outros hospedados no UOL (empresa do Grupo Folha, que edita a Folha) durante a madrugada desta sexta-feira (6).

Ao tentar acessar as páginas, usuários recebiam aviso de página não encontrada ou eram direcionados para sites de conteúdo pornográfico. No caso da Folha, os usuários foram direcionados para o site Redtube.

A intervenção ilegal ocorreu na conexão entre os aparelhos dos usuários (celulares, desktops, etc) e os servidores do UOL. Houve alteração do DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínios), serviço responsável por 'traduzir' o endereço do site (por exemplo, folha.com.br) para um endereço IP (Internet Protocol), código que os computadores identificam e usam para encontrar a página.

O ataque ocorreu às 2h50 desta sexta-feira (6) e foi corrigido por volta das 4h.

Mesmo após a correção os leitores ainda se depararam com o problema. Isso ocorre porque os servidores guardam informações em cache (uma espécie de arquivo para tornar a navegação mais rápida), e a atualização pode demorar até 24 horas.

Devido ao ataque, os termos 'Redtube' e 'Folha e UOL' apareceram, na manhã desta sexta, nos "trending topics" (assuntos em destaque) no Twitter no Brasil.


Endereço da página: