Folha de S. Paulo


Aliado de ACM Neto vai gerir fundo bilionário da Educação

Um dos auxiliares mais próximos do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), Sílvio Pinheiro foi nomeado nesta quarta-feira (21) para o comando do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação.

O órgão –que terá um orçamento de R$ 67 bilhões no próximo ano– é responsável por executar as políticas de educação básica do ministério, como programas de transporte escolar, merenda, material didático e construção de creches.

Pinheiro assume o cargo de Gastão Vieira (Pros), ex-ministro do Turismo e aliado do ex-presidente e ex-senador José Sarney, que foi exonerado.

Advogado, Sílvio Pinheiro foi secretário municipal de Urbanismo na prefeitura de Salvador entre 2015 e 2016 e chegou a ser cotado para disputar o posto de candidato a vice-prefeito nas eleições deste ano.

Na pasta de Urbanismo, foi o responsável por medidas polêmicas como o novo Plano Diretor de Desenvolvimento urbano de Salvador, que possibilitará a construção de prédios mais altos na orla da capital baiana.

No cargo, também foi responsável por liberar o alvará para construção do edifício "La Vue", na Ladeira da Barra. O prédio esteve no centro de uma polêmica com o Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional) que resultou na demissão do então ministro Geddel Vieira Lima (PMDB).

Pinheiro é filiado ao PSDB. Antes disso, fez parte dos quadros do Solidariedade na Bahia a convite do amigo e parceiro profissional Tiago Cedraz, membro da executiva nacional do partido.

Cedraz é filho do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Aroldo Cedraz, e é investigado pela Operação Lava Jato por suspeita de recebimento de propina no esquema da Petrobras. Ele nega as acusações.


Endereço da página:

Links no texto: