Folha de S. Paulo


Em Porto Alegre, Marchezan anuncia concessões e corte de 14 secretarias

Itamar Aguiar/Agência Freelancer/Folhapress
O deputado federal Nelson Marchezan Jr. (PSDB), prefeito eleito de Porto Alegre (RS)
O deputado federal Nelson Marchezan Jr. (PSDB), prefeito eleito de Porto Alegre (RS)

O prefeito eleito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), anunciou na manhã desta sexta-feira (9) o corte de 14 secretarias. A proposta, que precisa ser aprovada pelos vereadores, também fará com que autarquias e empresas públicas sejam administradas por secretarias, enxugando a estrutura.

Marchezan não informou qual valor será poupado dos cofres públicos com a redução de órgãos e tampouco informou qual é o déficit orçamentário da prefeitura, que aponta ser grave.

"Não posso falar com assertividade porque a gente ainda não está dentro da estrutura", disse Marchezan, sobre as contas municipais.

Além disso, Marchezan não afirmou se irá reduzir número de "CCs", os chamados cargos de confiança indicados por partidos. Durante a campanha eleitoral, Marchezan prometeu reduzir o número de CCs em 30%. Na ocasião, disse não ser contra aos cargos de confiança, mas contra o "excesso".

"Não temos um número cabalístico de cortes. Isso não é gestão. Gestão é tu ver o que é necessário e quem tem competência para estar lá", disse Marchezan durante a coletiva de imprensa desta sexta.

FICHA LIMPA

Marchezan também apresentou medidas do seu "Banco de Talentos" onde tanto servidores de carreira, como filiados a partidos, deverão cadastrar seus currículos em uma plataforma para a seleção de cargos de liderança. Além da análise do currículo, todos deverão comprovar ser ficha limpa. Em Caxias do Sul, o prefeito eleito, Daniel Guerra (PRB), também anunciou a seleção de "CCs", os chamados cargos de confiança, através de currículo.

Os projetos apresentados por Marchezan foram formulados, segundo ele, após uma série de encontros com lideranças como o senador Aécio Neves, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro José Serra, e o prefeito eleito de São Paulo, João Doria - todos do PSDB -, além do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

CONCESSÕES

Assim como João Doria, que quer conceder os parques Ibirapuera e Carmo à inciativa privada, Marchezan quer realizar diversas concessões em Porto Alegre. Uma delas será a orla do rio Guaíba, de 75 km, cartão-postal de Porto Alegre, parcialmente "interditado" há quase um ano para revitalização.

"Tenho como desejo que a gente possa aproveitar mais o pôr do sol, que muitos de nós acham o mais bonito do mundo. Que a gente possa aproveitá-lo com mais qualidade e segurança", disse o prefeito eleito.

Sobre as concessões à iniciativa privada, Marchezan disse que "tudo que é legalmente viável vai ser tentado nesse governo". A pasta responsável pelas concessões será a Secretaria de Parcerias Estratégias, com atuação "transversal" para "buscar em cada estrutura pública, em cada espaço de Porto Alegre, a oportunidade de atrair investimento privado".


Endereço da página:

Links no texto: