Folha de S. Paulo


Manobra de Renan é tema dominante em jantar oferecido por senador

Após protagonizar um clima de tensão no plenário do Senado nesta quarta-feira (30) com a articulação de uma votação a jato do pacote anticorrupção, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), fez questão de colocar panos quentes sobre o assunto, mas não conseguiu evitar que esse se tornasse o tema principal de um encontro essa noite.

Foi esse o cenário encontrado por quem esteve no jantar oferecido na noite de quarta pelo líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE).

Na grande residência em bairro nobre de Brasília, via-se pequenas rodas de pessoas. Deputados e senadores diziam que os assuntos das conversas eram extremamente "sociais". Contudo, a postura de Renan o tema predominante.

Senadores, em sua maioria contrários à manobra de Renan, diziam não entender os motivos do peemedebista.

O presidente Michel Temer chegou por volta das 23h com Moreira Franco (secretário de Parceria de Investimentos). Cumprimentou e tirou fotos com muitos dos presentes.

Em uma das rodinhas da festa, Eunício, Temer, Renan e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), conversaram por alguns minutos. O presidente foi informado essa tarde por Eunício da intenção de Renan e teria avaliado como precipitada. Havia, porém, um acordo velado entre Maia e Renan de apreciar a toque de caixa o pacote.

Já tradicional, alguns senadores afirmaram, contudo, que a confraternização deste ano estava "esvaziada". Enquanto em outros anos a festa do candidato à sucessão de Renan à Presidência do Senado já chegou a reunir quase todos os 81 senadores, este ano estavam cerca 30.

OPOSICIONISTAS

Muitos também saíram cedo. Antes mesmo das 22h, por exemplo, o líderes do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), e no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), foram embora. O peemedebista comemorou aniversário nesta quarta.

Alguns senadores da oposição compareceram. Entre eles Humberto Costa (PT-PE), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziottin (PC do B-AM). Assim que Temer chegou, contudo, eles deixaram a casa de Eunício
"Evitei esse desprazer pra mim é pra ele [Temer]", disse Humberto.

Vanessa brincou que Temer "entrou por uma porta" e ela saiu por outra. "Ainda bem que a casa tem muitas portas".

Apesar do baixo quórum de membros da atual legislatura, de acordo com Sandro Mabel (PMDB), a festa contou com uma presença "ilustre": o ex-senador José Sarney (PMDB-AP).

Também estavam alguns ministros como Alexandre de Moraes (Justiça) e Dyogo Oliveira (Planejamento), além do ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro José Maria no Beltrame.


Endereço da página:

Links no texto: